REINALDO SILVA
Da Redação
Vem aí a sexta edição do Vegnic, o piquenique vegetariano que arrecada fundos financeiros para entidades e organizações não governamentais de proteção animal em Paranavaí. O evento será neste sábado (4), a partir das 16h, na Praça dos Pioneiros.
O psicólogo Rodrigo Taddeu é um dos organizadores. Ele explica que os próprios participantes levam alimentos – doces e salgados – e sucos para compartilhar, estabelecem valores para a venda dos produtos e comercializam entre si. Desta vez, o dinheiro será revertido para a Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (Spap).
O Vegnic contará com pocket shows, assim chamadas apresentações artísticas curtas e para pequenos públicos, e rodas de conversa. O objetivo, destaca Taddeu, é ampliar as discussões sobre o impacto do consumo de carnes para o meio ambiente, considerando também as vidas humanas e de outros animais.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o consumo de carne contribui significativamente para o aquecimento global. A avaliação leva em conta o fato de a agropecuária ser responsável por 12% dos poluentes liberados como resultado de atividades humanas.
O relatório da FAO cita o processo digestivo de animais ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos), que resulta na emissão de gás metano; o desmatamento para a transformação de florestas em pastagens; a aplicação de fertilizantes químicos; e os equipamentos de transporte.
Dentro dessa perspectiva, Taddeu estende a toda a comunidade o convite para participar do 6º Vegnic. Os interessados em comparecer e contribuir com a proposta podem levar quitutes e bebidas vegetarianas e integrar as atividades coletivas ao longo da tarde.