A Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí – SPAP divulgou neste sábado (27), por meio das redes sociais, um crime cometido contra um cachorro da raça PitBull. O animal levou um golpe de machado na região dorsal. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar e Guarda Municipal. O suspeito pelo crime ainda não foi localizado.
Em contato com o Diário do Noroeste, a presidente da SPAP, Egleia Eredia, afimou que o estado de saúde do animal é grave e que ele passou um procedimento de sutura (colocar pontos para fechar o corte). Segundo ela, o crime aconteceu nos 3 conjuntos do Jardim São Jorge.
“O cão chegou na SPAP com duas lesões, uma menor na região de crânio, não muito profunda. E uma maior na região de dorso no início da caixa torácica, que foi muito profunda e perfurou o tórax, com grave hemorragia”, diz a nota da SPAP.


De acordo com a lei nº 4.733/2019, aprovada no Município de Paranavaí, o autor do crime poderá pagar multa de R$ 1.000,00 a R$ 4.000,00, dependendo da gravidade dos maus-tratos.
LEI FEDERAL Nº 14.064/2020
A lei nº 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. O crime é punido com dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
Comunicado da Sociedade Protetora dos Animais divulgado nas redes sociais:
Através da Polícia Militar e Guarda Municipal recebemos hoje de manhã, com emergência, um Pitt Bull macho idoso, com grave lesão ocasionada por uma machadada na região dorsal. Os policiais viram a arma que feriu esse animal, e já estão providenciando todas as medidas legais para o culpado pagar por esse crime.
O cão chegou na SPAP com duas lesões, uma menor na região de crânio, não muito profunda. E uma maior na região de dorso no início da caixa torácica, que foi muito profunda e perfurou o tórax, com grave hemorragia.
Por sorte a nossa responsável técnica e médica veterinária estava no abrigo, e conseguiu socorrer este animal com urgência.Na sequência de vídeo e fotos, mostra a profundidade da lesão que o machado fez nas costas do animal, a dra. quase conseguia por toda a mão dentro da ferida. Ela relata, que para ter “invadido” tanto na musculatura e ter ocasionado uma ferida deste tamanho, a pessoa deve ter batido a arma (machado) com muita força para conseguir fazer tamanho estrago.
Estamos fazendo o possível para salvar esse pobre garoto, torçam por ele








