(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PROJETO DE LEI

PL de Tião Medeiros concede à Paranavaí o título de ‘Capital Nacional da Fécula de Mandioca’

Por assessoria de imprensa

O deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) apresentou à Câmara o Projeto de Lei nº 5765/2023, que concede ao município de Paranavaí, região noroeste do Paraná, o título de ‘Capital Nacional da Fécula de Mandioca’. Apresentado na quarta-feira, dia 29, tem por objetivo valorizar a cultura da mandioca em Paranavaí, um dos maiores produtores de fécula de mandioca do País, e reconhecer o trabalho dos produtores rurais.

“Paranavaí alcançou o protagonismo nacional graças ao trabalho e à dedicação, nas últimas décadas, das famílias que apostaram nessa cultura. Hoje, nós temos uma produção considerável, aliada à tecnologia, conhecimento, parcerias e mão de obra capacitada”, afirmou.

Produção

A região noroeste do Paraná é a maior produtora de fécula de mandioca do País e Paranavaí concentra os maiores produtores. A força da região torna o estado do Paraná líder na produção nacional de mandioca com finalidade industrial. Junto com a cultura da mandioca de mesa, destinada ao consumo humano, geraram cerca de R$ 3,1 bilhões de Valor Bruto de Produção (VBP), segundo dados de 2022 do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).

A mandioca industrial, destinada à produção de fécula e farinha, ocupou 126,4 mil hectares de terras paranaenses em 2022, de onde saíram 2,9 milhões de toneladas do produto, que geraram R$ 2,49 bilhões.

Polo da mandiocultura

Em seu projeto de lei, o deputado Tião Medeiros argumenta que além de ocupar a liderança na produção de fécula de mandioca, Paranavaí se destaca também pela contínua contribuição ao desenvolvimento do mercado, ao avanço tecnológico e à inovação no âmbito da cadeia produtiva do setor.

Diante desta realidade, o município tem sido palco de diversas iniciativas e eventos de alcance internacional que impulsionam a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade dos sistemas produtivos.

Exemplo disso é a Feira Internacional da Mandioca (Fiman), realizada nos dias 21 a 23 de novembro, que reuniu produtores, pesquisadores e investidores de vários países.

“Paranavaí, além de grande produtora, é uma vitrine das inovações agrícolas da mandiocultura. É uma cidade que tem tudo para crescer e se desenvolver neste setor”, frisou o parlamentar filho de Paranavaí.

Compartilhe: