(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

HOLDING FAMILIAR

Planejamento patrimonial familiar é essencial para garantir segurança em cenário de mudanças tributárias, diz advogado

Um cenário onde ocorrem mudanças exige certos cuidados para a garantia de segurança. Em casos de mudanças tributárias, desenvolver um bom planejamento patrimonial familiar pode assegurar a proteção do patrimônio diante de incertezas.

Especialista em planejamento patrimonial familiar, o advogado Rafael Tanck Sandri destaca que o cenário atual, especialmente com a reforma tributária em andamento, impõe desafios significativos para as famílias que desejam proteger e organizar os próprios bens para as futuras gerações.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados concluiu a votação do segundo projeto da reforma tributária, que define as regras para o comitê gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O texto seguiu para o Senado e, em seguida, deve chegar à sanção.

“Um exemplo de como essas alterações geram incertezas e riscos ao patrimônio é a recente retirada da cobrança do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) em planos de previdência privada do tipo VGBL, que inicialmente seria aplicada a planos com prazo inferior a cinco anos entre o aporte e o fato gerador”, exemplifica o advogado.

O especialista enfatiza que a alíquota máxima do ITCMD será fixada pelo Senado e regulamentada por cada estado, que também terá poder para definir o que caracteriza um “grande patrimônio”. Segundo ele, “essa falta de uma definição clara abre espaço para interpretações divergentes entre os estados e cria um ambiente de insegurança patrimonial, que pode impactar de forma significativa o patrimônio familiar. Sem critérios objetivos, o que pode ser considerado grande patrimônio em um estado, talvez não o seja em outro. Essa indefinição é especialmente perigosa para as famílias que não possuem uma estrutura de planejamento sólida”, considera.

Para contornar cenários de incerteza, o advogado destaca que a HOLDING FAMILIAR é uma ferramenta essencial para garantir a segurança e a preservação do patrimônio. “A holding familiar permite que as famílias mantenham seus bens organizados e protegidos, facilitando a transferência de patrimônio entre gerações e minimizando o impacto de possíveis tributações. Em um contexto em que as mudanças são constantes e complexas, a estruturação por meio de uma holding proporciona a segurança jurídica e tributária tão necessária em momentos como este”, diz Rafael Sandri.

SERVIÇO

Rafael Tanck Sandri, advogado inscrito na OAB/PR nº 69.869, especialista em planejamento patrimonial familiar e proprietário do escritório Sandri Advocacia

Endereço: Rua Guaporé, nº 1676, em Paranavaí

Telefone/WhatsApp: (44) 3045-7345

Instagram: @rafaelsandri.adv

Compartilhe: