A Sociedade Rural do Noroeste do Paraná (SRNP) apresentou à comunidade o Plano Diretor desenvolvido para nortear a reestruturação do Parque de Exposições Presidente Arthur da Costa e Silva, em Paranavaí, pelos próximos 30 anos. O projeto foi divulgado em reunião na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) nesta segunda-feira (24).

Foto: Ivan Fuquini
O documento já havia sido compartilhado com a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores e agora foi aberto à comunidade. A ideia é que as várias entidades representativas do município possam colaborar com sugestões.
Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho, presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná (SRNP), afirmou que o planejamento realizado neste momento vai orientar a evolução do espaço de forma ordenada, a partir de princípios estabelecidos, pelas próximas décadas. “Queremos fazer isso a várias mãos, porque o Parque de Exposições é da cidade e é da região”, disse.

Foto: Ivan Fuquini
Seis grandes objetivos foram estipulados para o documento e vão nortear todos os projetos que serão desenvolvidos futuramente. A organização física do parque, para promover melhor uso dos espaços disponíveis, o planejamento do crescimento futuro e a criação de diretrizes para investimentos são alguns exemplos.
A ideia é organizar os propósitos para que todas as ações convirjam para um ponto comum, diz Débora Paiva, proprietária da Pacto Ambiental Consultoria, empresa que desenvolve o plano diretor. “O Parque de Exposições possui um enorme potencial. Ele já é um local que abriga grandes eventos, mas a diretoria observou a necessidade de buscar mais investimentos, novas estruturas e inovação para gerar mais resultados a nível regional”.
O plano contempla reformas e reestruturação de ambientes já existentes e a criação de novos espaços e atividades. As propostas preveem novas bilheterias e ampliação do estacionamento, auditório, um novo centro administrativo, reforma da arena e camarotes, uma nova área de motorhome e o melhor aproveitamento do bosque existente ao fundo do parque.

Foto: Ivan Fuquini
A Sociedade Rural ainda pretende implementar atividades abertas à comunidade. Entre as ideias está um espaço de equoterapia, método terapêutico que utiliza cavalos em processos de reabilitação e desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais.
Segundo Débora, além do conhecimento técnico para planejamento das estruturas, o documento se baseia em uma análise do desenvolvimento da região, especialmente no agronegócio. “Como está o nosso agronegócio, como está o turismo de eventos na nossa região, qual estrutura é necessária para atender esse desenvolvimento econômico da nossa região. Nós estamos aqui também para falar da diversificação dos usos, queremos trazer esse parque como um espaço com várias finalidades”, acrescentou.
A Sociedade Rural do Noroeste do Paraná vai receber sugestões para o Plano Diretor do Parque de Exposições de Paranavaí até a próxima sexta-feira (28). “Nós gostaríamos que todos vocês pudessem nos ajudar com ideias. Nos ajudará a planejar o que a gente quer nos próximos 30 anos”, reforçou o presidente da entidade.








