(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Com dois milhões de idosos, Paraná investe em sistema para garantir envelhecimento saudável
Foto: SESA-PR
Com dois milhões de idosos, Paraná investe em sistema para garantir envelhecimento saudável Foto: SESA-PR

POLÍTICAS PÚBLICAS

Plataforma garante registro de informações de saúde de idosos

Sistema de Informação da Pessoa Idosa do Paraná (SIPI-PR) está ativo desde dezembro de 2023, com o objetivo de registrar informações essenciais para apoiar políticas públicas, orientar ações preventivas e promover o envelhecimento saudável

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disponibiliza uma plataforma digital pioneira, desenvolvida pela própria pasta, que reúne dados estratégicos para o monitoramento da saúde da população idosa em todo Estado. É o Sistema de Informação da Pessoa Idosa do Paraná (SIPI-PR), ativo desde dezembro de 2023, com o objetivo de registrar informações essenciais para apoiar políticas públicas, orientar ações preventivas e promover o envelhecimento saudável.

O SIPI PR foi criado para responder a um cenário em rápida transformação: atualmente, o Paraná conta com mais de 2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais – 17,6% da população – segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Em pouco mais de um ano e meio de funcionamento, o sistema já soma 5,5 mil profissionais de saúde cadastrados, atuando em 309 municípios e registrando informações de mais de 200 mil pessoas idosas.

Os dados apontam que 65,3% desse público cadastrado é considerado robusto, com boa capacidade física e mental, autonomia e independência nas atividades diárias; 20,6% estão risco de fragilização, mantêm a independência, mas apresenta vulnerabilidade e possível declínio funcional; e 14,1% são frágeis, necessitando de maior atenção e cuidados contínuos.

Entre as queixas mais registradas no sistema estão esquecimento (26%), tristeza (23,6%), uso simultâneo de cinco ou mais medicamentos (22,2%) e problemas de visão (22%). As doenças mais prevalentes são hipertensão arterial (40,4%), diabetes (14,6%) e insuficiência cardíaca (5,6%).

A plataforma apoia as equipes multiprofissionais na Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa e no uso de instrumentos como o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional-20 (IVCF-20), permitindo identificar precocemente riscos e necessidades, com foco em prolongar a autonomia e a independência pelo maior tempo possível.

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o SIPI-PR é um exemplo de como tecnologia e gestão eficiente podem transformar o cuidado. “Estamos usando dados reais para direcionar políticas públicas e ações concretas, garantindo atenção especial a uma população que cresce e merece cuidado diferenciado”, ressaltou.

Além de favorecer o acompanhamento individual, o SIPI-PR se consolidou como ferramenta estratégica para gestores de saúde diante do acelerado envelhecimento populacional.

Estimativa

O Paraná é hoje o quinto estado mais envelhecido do Brasil e, até 2027, deve ter mais pessoas idosas do que crianças e adolescentes. Nesse cenário, o SIPI-PR se torna fundamental para que envelhecer no Paraná signifique viver mais e melhor.

A ferramenta é gratuita e está disponível para todos os profissionais e gestores da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no endereço https://sipi.saude.pr.gov.br/login/.

Compartilhe: