REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Trinta policiais militares estarão nas ruas de Paranavaí e municípios da Região Noroeste para a Operação Natal. O objetivo é reforçar a segurança nos eixos comerciais durante o período de funcionamento das lojas em horário estendido. O lançamento oficial da ação do 8º Batalhão de Polícia Militar foi na tarde de ontem.
O calendário especial do comércio de Paranavaí começa nesta sexta-feira (9), com atendimento ao público a partir das 8h. Às 11h haverá uma pausa no expediente, em razão do jogo da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo do Qatar, com retorno às 15h e funcionamento até 22h.
O comandante do 8º BPM, tenente-coronel Edvaldo Isidoro Vieira, explicou que a intensificação do policiamento visa a coibir ações criminosas ao longo dos próximos dias, “para que as famílias possam sair com tranquilidade”. As equipes da PM atuarão em viaturas, motocicletas e a pé.
Em locais isolados onde não houver rondas frequentes, a participação da comunidade será fundamental. A orientação é que os próprios lojistas, funcionários e consumidores prestem atenção a pessoas com atitudes suspeitas e entrem imediatamente em contato com a Polícia Militar.
O tenente-coronel Vieira deu dicas de segurança para quem for fazer compras de Natal. A primeira preocupação deve ser ao sacar dinheiro no caixa de autoatendimento: é preciso ficar atento e verificar cuidadosamente o entorno das agências bancárias, especialmente à noite; se julgar que alguém possa oferecer risco, espere mais um pouco para sair.
É importante manter bolsas, carteiras, cartões de crédito e telefones celulares sempre protegidos e preferencialmente não andar com os objetos à mostra. Podem ser atrativos para criminosos.
Aos lojistas, o comandante do 8º Batalhão sugeriu que designem um funcionário para ficar na frente do estabelecimento, principalmente nos horários de maior fluxo de clientes, observando o comportamento de quem entra e sai. A estratégia ajuda a coibir furtos, disse.
A Operação Natal terá alcance em diferentes municípios e policiais das unidades de atuação do 8º BPM revezarão os locais de patrulhamento. Além de Paranavaí, o comandante Vieira citou Nova Esperança, Paraíso do Norte e Alto Paraná.