A busca da autorrealização nos apresenta obstáculos que muitas vezes parecem intransponíveis. Mudar nossos comportamentos, desenvolver novos hábitos e alcançar nossos objetivos podem parecer “missão impossível”, mas com pequenas medidas, pode-se criar formas de superar estas fases. Neste ângulo, o livro “Micro Hábitos” de B.J. Fogg nos ensina que a chave para o sucesso está na simplificação e na criação de pequenos hábitos poderosos.
O cerne do livro “Micro Hábitos” está na ideia de que a criação de hábitos não precisa ser uma batalha épica. A divisão da construção dos hábitos em pequenas etapas, formadas por micro hábitos, contribui sobremaneira para o cumprimento do objetivo e isoladamente não implicam em qualquer dificuldade, face a facilidade que podem ser implementados. Portanto, o processo de formação de hábitos torna-se muito mais acessível e eficaz.
Um dos conceitos fundamentais é o uso de “prompts” ou estímulos que desencadeiam nossos micro hábitos. O Autor destaca três tipos de prompts: pessoais, de contexto e de ação. Os Prompts Pessoais são sinais internos ou sentimentos que nos motivam a agir, como exemplo, sentir sede (prompt pessoal) nos leva a beber água. Já, os prompts de Contexto são sinais no ambiente que nos lembram de realizar uma ação, ex. o alarme do celular que nos lembra de acordar pela manhã. E, por último, os prompts de Ação que são instruções claras ou pedidos diretos que indicam o que fazer, citando como exemplo uma anotação na agenda. Assim, os prompts podem projetar nosso ambiente e comportamento de maneira a facilitar a realização das ações desejadas.
A relação entre motivação e a criação de hábitos também é explorada pelo Autor, pois que nos lembra que é mais fácil estabelecer micro hábitos quando nossa motivação está alta e que a comemoração de pequenas conquistas é fundamental para reforçar esses novos comportamentos. Destaca, também, o papel das emoções na formação de hábitos, de forma que, quando associamos emoções positivas aos nossos micro hábitos, torna-se mais provável que os pratiquemos regularmente. Além disso, enfatiza a importância de modificar nosso ambiente para tornar esses hábitos duradouros, podendo ser o caso de investir dinheiro ou alterar um ambiente, visando a facilitação do desenvolvimento do hábito.
O livro também aborda a relação entre a criação de micro hábitos, a gratidão e a atenção plena. A prática da gratidão e a capacidade de estar presente no momento, conferindo a plena atenção ao ato praticado (ouvir, conversar, fazer) são essenciais para nossa felicidade, bem-estar e satisfação, elementos facilitadores da criação dos micro-hábitos.
Deste modo, na próxima oportunidade que se deparar com um objetivo aparentemente insuperável, lembre-se dos ensinamentos de B.J. Fogg: comece pequeno, crie micro hábitos e celebre cada conquista, por menor que seja; a transformação acontece nos detalhes e a chave para o sucesso está ao seu alcance, um micro hábito de cada vez: formule, estude, modifique, trabalhe, persista, comemore!