A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), apreendeu 5,6 toneladas de substância semelhante à maconha na madrugada desta quinta-feira (6) em Maringá, no Noroeste do Estado. É a maior apreensão no município desde junho de 2020, quando foram retiradas 6,6 toneladas de circulação. O prejuízo estimado ao crime organizado é de mais de R$ 27 milhões.
“A apreensão aconteceu após diligências que levaram até um grande depósito, onde a droga estava. Durante as buscas no local, os cães de faro foram aplicados e localizaram diversos fardos da substância escondidos abaixo do solo”, explicou o comandante da 3ª Companhia do BPRv, capitão Luiz Eduardo Beiger da Luz.
A ação ocorreu durante a Operação Recobrimento Rodoviário, pois as investigações apontaram que o depósito da droga fica nas proximidades da BR-376. Ao chegar no barracão, os cães farejadores identificaram a substância análoga a maconha em caixas colocadas em diversos cômodos e em um porão com uma tampa oculta.
Também foram apreendidas munições de calibre restrito e duas caminhonetes, uma delas blindada e equipada com rádios comunicadores. “Os veículos apreendidos tinham registro de roubo no Rio de Janeiro. Uma das caminhonetes tinha blindagem e rádio comunicador, estava preparada para o transporte dos narcóticos. Também apreendemos documentos e outros comprovantes que podem levar à autoria desta atividade criminosa”, completou Beiger.
A droga, os veículos e os documentos apreendidos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil de Maringá para os procedimentos cabíveis.