Por volta das 22 horas desta quarta-feira uma equipe da Polícia Militar conseguiu salvar um bebê de apenas 10 dias. Ele estava engasgado e com dificuldade de respiração. Com técnica, fruto de treinamento, os PMS conseguiram desobstruir as vias aéreas da criança, possibilitando que voltasse a respirar normalmente. A situação chegou a ser crítica, já que ao entrarem na casa os policiais perceberam que o bebê já havia mudado de cor, típica consequência da falta de oxigenação.
Neste caso a equipe realizou a chamada “Manobra de Heimlich”, considerado o melhor método de desobstrução de vias aéreas em ambiente pré-hospitalar, é facilmente aplicável e comumente disseminada em serviços de treinamento a primeiros socorros.
O atendimento começou assim que a mulher entrou em contato com a Polícia Militar. Ela detalhou que o filho estava engasgado com o leite materno. Então, recebeu ainda por telefone as primeiras orientações sobre como proceder, enquanto a equipe se deslocava. As informações são do setor de Comunicação Social do 8º Batalhão de Polícia Militar com sede em Paranavaí. Um trabalho que recebeu muitos elogios assim que a informação passou a circular.