A partir desta segunda-feira (1), a ponte sobre o Rio Ivaí, localizada na PR-492, na divisa entre Paraíso do Norte e Rondon, será parcialmente interditada para a segunda fase das obras de recuperação. Com 295,35 metros de extensão, a ponte passará por uma série de reparos e melhorias conduzidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Os serviços previstos incluem a execução das lajes de transição em ambas as cabeceiras, a contenção do aterro nos encontros da ponte, a substituição de toda a camada asfáltica do tabuleiro, a reposição e recuperação das peças do guarda-corpo, a implantação de novos dispositivos de drenagem e a substituição das juntas de dilatação.
Para a realização dessas obras, a interdição das faixas de tráfego será necessária, e o sistema de “Pare e Siga” será implementado. A partir de quarta-feira (3), quando começarão os trabalhos de remoção do pavimento e escavação das cabeceiras para a execução das lajes de transição, uma faixa da ponte será interditada durante as 24 horas do dia. Semáforos serão instalados em ambos os lados para controlar o fluxo de veículos.
Uma vez concluída a recuperação de uma faixa, esta será liberada e a do sentido contrário passará a receber os serviços, mantendo a interdição parcial por um período estimado de 45 dias.
Os motoristas devem redobrar a atenção à sinalização para evitar acidentes e respeitar os limites de velocidade indicados no trecho em obras. É essencial cuidar da sinalização de pista para não danificar os cones de sinalização e a sinalização noturna de advertência.
Para garantir a segurança dos motoristas, uma equipe de sinalização estará no local para alertar os usuários sobre a proximidade das barreiras de tráfego. Além disso, uma motocicleta, conduzida por um profissional responsável pelo monitoramento da sinalização, estará presente para auxiliar no controle do fluxo de veículos.




