Recentemente alunos dos 6º anos do Colégio Estadual Cívico Militar Vale do Tigre de Nova Londrina estudaram em lugares pouco habituais para eles. As cadeiras, mesas e quadros foram trocados pela paisagem da natureza. Os estudantes de 11 a 12 anos foram conhecer pontos turísticos do município, em especifico a região da Brizanta.
As visitas fazem parte do conteúdo escolar recursos naturais e turismo, aplicado pelas professoras Sandra de Freitas de Carvalho e Sonia Gomide, e projeto municipal Turismo nas Escolas, que visa criar a cultura turística local.
Os alunos e professores foram guiados pelo gerente de Turismo de Nova Londrina, José Rival dos Santos. Ele explica que o projeto é um uma parceria com as escolas, que visa fomentar e valorizar a atividade turística no município, além de possibilitar aos professores e alunos conhecerem a importância do turismo para o desenvolvimento, preservação do meio ambiente na região.
As visitas aconteceram no sitio São José, local onde os estudantes conheceram tanques de peixes, aprisco de ovelhas, pista de laço, quiosques e comercio de produtos da agricultura familiar, além do passeio a cavalos.
Outro espaço visitado foi a área de lazer Pequeno Principe, que conta com cachoeiras, trilhas, campos de futebol, quadras de futevôlei e futebol de areia, área de camping.
Rival ressalta que a educação para turismo é uma ferramenta de auxílio na construção da percepção da realidade física, social e cultural, uma vez que permite o contato com a realidade concreta, além de gerar maior interação com o meio visitado, estabelecendo um diálogo inteligente, produzindo novos conhecimentos.
Está visita foi a primeira do projeto, que deve ser expandido para as demais escolas de Nova Londrina em 2024.