(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

População pode procurar atendimentos em Saúde Mental nas UBSs

Buscando amenizar os impactos na Saúde Mental dos profissionais que atuam na linha de frente da pandemia do Coronavírus e da população em geral, a Secretaria Municipal de Saúde vem adotando estratégias para promover o acolhimento e a escuta dos pacientes que precisam. Quem precisar de atendimento em Saúde Mental pode procurar a sua UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência para passar por uma triagem e receber o melhor encaminhamento de acordo com cada caso.

“As equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) nos postos de saúde realizam os atendimentos médicos iniciais e encaminhamento dos tratamentos. As enfermeiras são qualificadas para realizar a Estratificação de Risco em Saúde Mental, conformo o protocolo da SESA (Secretaria de Estado da Saúde). Os casos podem ser classificados como de risco baixo, médio ou alto. Os pacientes classificados como baixo risco são atendidos e acompanhados na própria UBS de referência. Já os casos classificados como risco médio ou alto são matriciados – a equipe da UBS discute com a equipe especializada para definir o plano de cuidado mais indicado para o paciente e , se necessário, pode ser encaminhamento para o tratamento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou para o ambulatório de Saúde Mental do município”, explica a coordenadora , Hellen Patrícia Zaine Matsumoto.

No caso de profissionais que estão atuando na linha de frente da pandemia, o município realiza os atendimentos dos casos classificados como risco médio ou alto aos sábados.

“Reforçamos o empenho da Gestão Municipal, em especial neste período da pandemia da Covid-19, para manter e ampliar a oferta dos serviços públicos visando o bem-estar da população e dos servidores municipais que prestam um trabalho fundamental à cidade”, frisa Hellen.

Lembrando que as pessoas interessadas em receber atendimentos em Saúde Mental, sejam profissionais da linha de frente da pandemia ou a população em geral, devem procurar a sua UBS de referência para mais informações e os devidos encaminhamentos.
(Assessoria Prefeitura)

Compartilhe: