(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Dentro do projeto, futuras mamães aprendem a confeccionar o enxoval do próprio bebê
Foto: Ivan Fuquini
Dentro do projeto, futuras mamães aprendem a confeccionar o enxoval do próprio bebê Foto: Ivan Fuquini

SUPORTE SOCIAL

Por meio de oficinas e palestras, iniciativa auxilia gratuitamente gestantes em situação de vulnerabilidade em Paranavaí

MONIQUE MANGANARO

Da Redação

São inúmeras as mudanças que precisam ser internalizadas e superadas durante o período de uma gestação. Quando a realidade da gestante está inserida em um contexto de vulnerabilidade, seja social, psicológica ou econômica, o desafio se mostra ainda mais complexo. 

Ajudar mulheres a entenderem e se conectarem com esse novo momento da vida é o objetivo da Associação de Proteção ao Amor Materno (Apam), da Diocese de Paranavaí, projeto gratuito que auxilia futuras mamães. 

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

Fundada há 30 anos, a iniciativa atua em diferentes frentes para acolher gestantes, dando suporte por meio de um atendimento multidisciplinar continuado. Um dos trabalhos de maior destaque é o Projeto Gerando Laços de Amor, que oportuniza o aprendizado de um novo ofício e até reduz os custos da chegada do bebê.

No projeto, as mulheres aprendem técnicas para confeccionar o enxoval do próprio filho e, ao fim da oficina, têm a oportunidade de levar as peças produzidas com tanto carinho para casa. Enquanto bordam e costuram, as gestantes ainda trocam experiências e recebem conselhos, criando conexões e apoiando umas às outras, revela a assistente social Andréia Aparecida Salvador.

Durante os encontros, as gestantes discutem temas pertinentes à fase e recebem instruções
Foto: Arquivo pessoal

“Esse projeto transforma a vida das gestantes desde a gestação, fortalece o vínculo de mamãe e bebê, família e gestante. Ele também se torna uma rede de apoio para elas, tanto a equipe como as outras participantes. Algumas não têm o apoio da família, outras até recebem apoio, porém não o suficiente”, destaca. 

Ao longo de um ano, a associação presta atendimento a cerca de 60 gestantes. As mulheres frequentam o projeto por aproximadamente três meses, subdivididas em grupos de 20 pessoas, recebendo todo o suporte necessário. Nos dias de oficina, a Apam também oferece alimentação às participantes. 

INSCRIÇÕES ABERTAS – O primeiro ciclo de oficinas de 2025 do Projeto Gerando Laços de Amor está com inscrições abertas. As interessadas precisam se inscrever pessoalmente na sede da Apam, localizada à Rua Pará, 1125, no Jardim São Cristóvão. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e folha resumo do CADÚNICO, se houver.

O objetivo do projeto é fortalecer o vínculo entre mãe, filho e família
Foto: Arquivo pessoal

As reuniões para confecção do enxoval ocorrem às terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h30. 

A Apam é uma Organização da Sociedade Civil que se mantém por meio de doações, promoções sociais, além de um incentivo dado pela Prefeitura de Paranavaí. O telefone da associação é (44) 3422-2955.

Compartilhe: