(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SEJA UMA DOADORA

Por que os estoques de leite materno estão baixos?

Aleksa Marques / Da Redação

Medo, frio ou indisponibilidade. Alguns fatores são decisivos no momento da decisão de se tornar uma doadora ativa. Os estoques estão abaixo do normal e Viviane da Costa Bastos técnica de enfermagem do Posto de Coleta de leite materno da Prefeitura de Paranavaí indica alguns motivos.

“Ainda hoje há quem desconheça o serviço. Outras não enxergam o banco de leite como uma doação importante como a de sangue ou de órgãos, por exemplo”, explicou.

Além disso, ela fala que é um processo difícil, pois algumas não conseguem amamentar os próprios filhos e doar leva tempo, organização da agenda e uma mudança na rotina. Viviane aponta ainda que a doação exige cuidados de higiene dos materiais, como lavar e ferver as bombas diariamente, e nem todas as mães conseguem tempo e disposição para isso.

Nos últimos dias, por conta das ondas de frio, muitas mães desistiram de realizar a doação, pois precisam lavar e expor as mamas para a retirada do leite. Com as temperaturas mais baixas, a ingestão de água também diminui o que acarreta uma menor produção de leite.

As mamães devem ter ciência de que 1 litro de leite pode alimentar até 10 recém-nascidos. O leite humano é fundamental para a saúde e o desenvolvimento de bebês e, em algumas situações, é o único alimento recomendado pelos médicos, como no caso de crianças nascidas prematuras.

Atualmente, há 20 doadoras ativas em Paranavaí

COMO SER UMA DOADORA

Para ser uma doadora é preciso residir em Paranavaí, não fumar, não ter recebido transfusão de sangue nos últimos seis meses e ter exames de HIV, hepatites e sífilis recentes. Caso não tenha, é necessário que faça em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Depois é feito um cadastro via WhatsApp ou telefone para então uma visita domiciliar. A equipe deixa à disposição da mãe a bomba, etiquetas e frasco estéril. Uma vez por semana as enfermeiras passam para recolher o leite coletado.

“Nessa visita domiciliar ensinamos tudo sobre a coleta, cuidados e armazenamento”, completa Viviane. Ela lembra que não há uma quantidade mínima de doação e qualquer quantidade é sempre muito bem-vinda. O ideal, segundo ela, é que as doadoras consigam extrair em uma semana pelo menos um frasco de 350 mililitros para que seja possível a realização de um teste de qualidade desse leite.

A técnica de enfermagem diz que já teve uma doadora que doou 20 frascos em uma semana. Outras conseguem um frasco a cada sete dias. “A quantidade é muito relativa e depende da organização de cada mãe. Mas a importância é a mesma”, completou.

Em Paranavaí, segundo Viviane, nascem de 80 a 100 bebês por mês. As responsáveis do centro passam fazendo visitas na maternidade para tentar buscar novas doadoras, mas o número de adesão é baixo. Atualmente, há apenas 20 doadoras ativas na cidade.

As candidatas a doadoras podem entrar em contato através dos telefones (44)  3423-2046 ou (44) 99138-6683 (com WhatsApp) para fazer o cadastro.

Compartilhe: