Igreja será ampliada para atender fiéis locais e turistas, com conclusão prevista para 2030 e valor aproximado de R$ 15 milhões
Cibele Chacon
Da redação
Na última semana, foi lançado o projeto de construção da nova Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Rico. Liderada pelo padre Adão Dias Martins, fundador da Comunidade Católica Emanuel, a iniciativa busca atender as crescentes demandas da comunidade local e dos turistas que visitam a cidade, especialmente em datas comemorativas.
Com uma população estimada em 3 mil habitantes, Porto Rico vê esse número ultrapassar 20 mil pessoas em ocasiões especiais, o que evidencia a necessidade de uma estrutura maior e mais moderna. A nova paróquia terá capacidade para acomodar aproximadamente mil pessoas, em contraste com os 220 lugares disponíveis atualmente. Segundo o padre Adão, a ampliação busca “deixar um legado para as futuras gerações”. Ele reforçou a importância de sonhar alto e trabalhar em conjunto para a realização do projeto, que será viabilizado por meio de campanhas e doações dos fiéis.
ESTRUTURA
Segundo o projeto, a nave da Igreja terá 961,20m², para acomodar 832 pessoas sentadas. A obra também contará com duas torres de 36 metros. Já o presbitério terá 50m² e o auditório 128,46m² para acomodar 84 pessoas sentadas.
A nova paróquia manterá o nome Nossa Senhora dos Navegantes, reforçando a tradição e a identidade da comunidade local. A construção será inspirada em um estilo arquitetônico clássico, com vitrais, torres, colunas e elementos que remetem às basílicas. Também contará com um Centro Catequético Pastoral no subsolo, equipado com salas, anfiteatros, capela, secretaria e espaços para confraternizações e apresentações.
O cronograma prevê o início das obras em janeiro de 2026, com conclusão estimada para 2030. O orçamento total da construção é de aproximadamente 15 milhões de reais. Padre Adão destacou que o projeto requer ousadia e fé. “Façamos nossa parte, rezemos, coloquemos a ‘mão na massa’, vamos ‘mexer o doce’ e a Divina Providência nos honrará.”
IMPACTO NO MUNICÍPIO
O bispo dom Mário Spaki também comentou sobre o projeto, enfatizando a relevância de uma nova igreja para acompanhar o crescimento da cidade e o aumento do fluxo de turistas. “A atual igreja é bonita, porém foi boa para outros tempos. Hoje, para que esteja à altura do momento, uma nova igreja em Porto Rico foi o que nos levou a essa decisão”, disse ele. Segundo o bispo, a localização central da nova igreja e sua capacidade ampliada beneficiarão tanto os moradores quanto os visitantes.
Para os turistas, a construção representa uma oportunidade de integração entre lazer e fé. Dom Mário destacou que grande parte dos visitantes de Porto Rico é formada por católicos que participam ativamente da comunidade. Ele também ressaltou que a nova igreja será “bonita e expressiva” e trará um impacto positivo para toda a cidade, acompanhando as transformações urbanas e turísticas que Porto Rico tem vivenciado.
Dom Mário lembrou ainda que a nova paróquia se alinha com o crescimento dos santuários no Brasil, como o de Aparecida e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. “Está crescendo na cultura brasileira o sentido bonito do descanso, das férias, do lazer aliado à vida de fé. Evidentemente que a nova igreja está alinhada com tudo isso, esses novos tempos da própria Igreja Católica”, explicou.
O projeto também leva em conta as necessidades de acessibilidade e conforto. A nova paróquia será climatizada, iluminada, com estacionamento amplo e espaços pensados para crianças. “Estamos pensando no melhor para o povo de Porto Rico”, afirmou dom Mário.
A mensagem do bispo à comunidade local é de reconhecimento e incentivo. Ele destacou a humildade e dedicação dos moradores, que têm acolhido as mudanças e se esforçado para atender as demandas do crescente turismo na região. Aos turistas, dom Mário fez um apelo para que colaborem com o projeto, lembrando que a atual igreja já seria suficiente para atender os moradores locais, mas que a ampliação é essencial para receber bem os visitantes.
A construção da nova paróquia representa uma melhoria estrutural e também uma renovação espiritual e cultural para Porto Rico. Padre Adão e dom Mário destacaram que o esforço conjunto da comunidade será essencial para que o projeto se torne realidade, deixando um marco duradouro na história da cidade e na vida dos fiéis.
COMO COLABORAR
Foi anunciada também uma Ação Entre Amigos que irá custear a construção da igreja. Cada número pode ser adquirido por R$ 500,00 em até 10x no cartão para concorrer a cinco prêmios:
1º Prêmio: Terreno no Aruna Biomas com 419,98 m²;
2º Prêmio: Lancha Apache 19 pés da Rionáutica, equipada com motor Yamaha 90HP, carreta e acessórios;
3º Prêmio: Fugleman Segway 1000cc para 6 lugares;
4º Prêmio: Jet Ski 1050cc com carretinha;
5º Prêmio: Quadriciclo Segway 500cc;
O sorteio será realizado em 20 de dezembro de 2025, pela Loteria Federal. É possível adquirir a cartela online através do site: www.paroquiaportorico.com.br