Evento dentro da Expo Porto Rico quer incentivar agricultores familiares a explorarem o potencial turístico da região. O encontro vai apresentar casos reais de agricultores que já desenvolvem o turismo rural em cidades da mesorregião, como Paranavaí, Cianorte e Maringá
Cibele Chacon
Da redação
Nesta quinta-feira (14), o município de Porto Rico recebe o 1º Encontro de Turismo Rural, no Centro de Educação Ambiental Evaristo Volpato, das 8h30 às 12h30, dentro da programação da Expo Porto Rico.
Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), o evento tem como foco apresentar aos agricultores familiares as oportunidades que o turismo rural pode oferecer como fonte de renda extra e valorização cultural.
O gerente regional do IDR-Paraná, José Jaime de Lima, explica que Porto Rico foi escolhida por já ser um polo de atração turística devido ao rio Paraná, mas que o objetivo é ampliar essa visitação também para a zona rural.
“Muito do público que visita Porto Rico é urbano. Se tivermos um chamamento para o rural — seja um café, uma mini fazenda ou qualquer outra atividade —, podemos atrair esse público e gerar renda para o produtor rural”, afirmou.
Segundo Lima, o encontro vai apresentar casos reais de agricultores que já desenvolvem o turismo rural em cidades da mesorregião, como Paranavaí, Cianorte e Maringá. A intenção é mostrar na prática como esses produtores estruturaram suas propriedades, as dificuldades que enfrentaram e as soluções encontradas.

Foto: Roberto Dziura Jr/Arquivo/AEN
“O objetivo é mostrar o potencial da região e também o passo a passo para ingressar nesse mundo, com apoio do governo, políticas públicas e ajustes necessários”, destacou.
Ainda de acordo com ele, o evento é também uma oportunidade de aproximação entre agricultores e gestores municipais, para discutir parcerias e ações conjuntas que fortaleçam o setor. Embora nesta primeira edição não haja exposição de produtos, a proposta é que, nos próximos anos, o encontro tenha também uma feira para comercialização de itens da agricultura familiar.
A expectativa é transformar o Encontro de Turismo Rural em uma atividade anual, inserida na Expo Porto Rico e também levada a outros municípios da Costa Noroeste. O público-alvo são agricultores familiares, secretários de agricultura e turismo, além de interessados em empreender no setor. “Hoje nós temos também o turismo religioso e outros turismos. Mas o forte, dado que nós estamos puxando via IPR Paraná e Secretaria da Agricultura é o turismo rural”, finalizou.