Os futuros membros do Conselho de Esportes de Porto Rico se reuniram para traçar alguns objetivos para 2022, quando o Conselho será reativado na cidade. Entre as pautas discutidas está a inserção do município no programa do Governo do Estado, denominado “Esporte que Queremos”.
“Sou um apaixonado por esportes e vamos dar total apoio para fortalecer as atividades já existentes na cidade e fomentar novas modalidades esportivas. O esporte é uma ferramenta na formação do cidadão”, destacou o prefeito Álvaro de Freitas Netto (Arapongas).
“Por conta da pandemia ficamos sem atividades esportivas por algum tempo, mas já estamos retomando aos poucos e se Deus quiser no próximo ano estaremos com força total no esporte em várias modalidades”, enfatizou o vice-prefeito Antônio Felipe dos Santos (Pio).
O assessor da Secretaria Municipal de Esportes, Vanderlei Gomes Barbosa (Cabelo), esteve durante a última semana participando da capacitação do Programa Verão Paraná 2021/2022 – “Viva a Vida”, desenvolvido pelo Governo do Estado, com o propósito de fomentar o esporte em todo o Paraná durante a temporada.
“O primeiro passo para introdução do município no Programa é a reativação do Conselho Municipal dos Esportes na cidade. O programa é uma importante ferramenta não só para Porto Rico, mas para todos os municípios paranaenses”, apontou Cabelo.
Entre as indicações realizadas pelos futuros conselheiros, estão: a criação de escolinhas de futebol de campo, de vôlei de praia, de xadrez, dama, atletismo, tênis e tênis de mesa, entre outras modalidades, atendendo a população com idades a partir dos sete anos. “O esporte entre nossas crianças, jovens e adultos terá uma atenção especial nos próximos meses, já estamos trabalhando para que novos projetos sejam desenvolvidos”, disse Maria Fernanda Ohashi, secretária municipal da Educação e Esportes.
Outra sugestão, que partiu do vereador Andrei Barcelos, foi a criação de um campeonato varzeano, envolvendo jogadores do município. “Os campeonatos de várzea atraem famílias inteiras para as partidas, além de formar atletas que possam representar nosso município em competições”, disse o vereador.
Uma nova reunião deve acontecer nas próximas semanas, já para a formação do Conselho de Esportes de Porto Rico, que deve traçar algumas diretrizes para os próximos anos. Logo após a formação do Conselho o município entrará com pedido de inserção no Programa “Esporte que Queremos”, solicitando equipamentos e recursos para fomentara o esporte em toda a cidade e Distrito.