O prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, assinou, nesta terça-feira (28), a posse da nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), referente ao biênio 2025-2027. O ato solene ocorreu no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca e marcou o início de um novo ciclo voltado ao fortalecimento das políticas públicas de igualdade de gênero no município.
Ao todo, 44 conselheiras, entre titulares e suplentes, foram nomeadas por meio do Decreto Municipal nº 27.552/2025, representando tanto o poder público quanto a sociedade civil organizada. A função das conselheiras é de caráter voluntário, sendo considerada de relevante interesse público.
Durante a cerimônia, o prefeito falou sobre a importância da participação feminina nas decisões que moldam o futuro da cidade. “Quando a gente vê a sociedade civil participando, nas mais diversas entidades, junto conosco, do município, a gente percebe que é possível realizar aquilo que sonhamos para a cidade. Queremos fazer muita coisa boa juntos, porque a mulher precisa ser reconhecida por um gestor público à altura do que ela merece”, afirmou.
“Hoje estive na Secretaria de Assistência Social, com a secretária Letícia e suas diretoras, e fiquei muito feliz em ver 16 mulheres e nenhum homem na reunião. Que bom saber que o município tem quase 70% de servidoras mulheres, porque vocês fazem a diferença. Nós, homens, somos mais racionais, e não temos a mesma sensibilidade humana que vocês têm. Por isso, peço que nos ajudem a fazer políticas públicas verdadeiras, com objetividade, transparência e dedicação, para termos uma cidade cada vez melhor”, completou Gehlen.
A secretária de Assistência Social, Letícia Leziane, destacou que o momento simboliza um avanço significativo na luta por igualdade de gênero. “A posse da nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher representa um momento fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero. É por meio do Conselho que as demandas das mulheres ganham voz e participação ativa na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática”, enfatizou.

A vereadora professora Cida Gonçalves também participou da cerimônia e parabenizou a nova gestão pelo compromisso com o voluntariado e a causa feminina. “Que alegria estar aqui vendo esse time de mulheres que se dispõem a fazer um trabalho voluntário no Conselho da Mulher. É isso que devemos valorizar e respeitar. Também é fundamental termos mais mulheres na Câmara. Quando foi para criar o fundo e a lei do Conselho da Mulher, nós, vereadoras, prontamente acatamos e organizamos os trâmites para que fosse aprovada rapidamente, evitando a perda de recursos. Parabenizo você, prefeito Mauricio, porque nem todos os municípios têm um Conselho da Mulher atuante e uma diretoria específica da mulher. Isso nos dá esperança de que teremos muitas conquistas, especialmente no combate à violência”, afirmou.
A diretora da Mulher de Paranavaí, Eliane Regina Santos Maia Pereira, reforçou o papel do Conselho na articulação de políticas e ações que promovem a dignidade e a proteção das mulheres. “Quando falamos sobre a violência que muitas mulheres sofrem, sabemos que isso afeta diretamente a estrutura familiar, emocional e psicológica das vítimas. Além de comprometer a dignidade humana e os direitos fundamentais, o combate eficaz à violência exige investimento em políticas públicas preventivas, educação em direitos humanos e fortalecimento das redes de proteção e apoio. O Conselho da Mulher é um fator essencial nessa luta e tem papel fundamental nas articulações com a comunidade. É um prazer ver a posse dessa nova diretoria. E vamos trabalhar muito, meninas!”, concluiu.
A nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paranavaí atuará até 2027, com o compromisso de ampliar o diálogo, fortalecer as políticas de equidade e contribuir para a construção de uma cidade mais justa e igualitária.
































