(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Em pleno funcionamento, curso de Medicina reuniria 300 acadêmicos Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

PARANAVAÍ

Possibilidade do curso de Medicina traz perspectivas positivas para a economia

REINALDO SILVA

Da Redação

A comunidade da Região Noroeste aguarda, ansiosa, pela divulgação do resultado preliminar das propostas enviadas ao Ministério da Educação (MEC) para a abertura de novos cursos de Medicina. Paranavaí é uma das sete cidades paranaenses concorrentes no processo, e apenas quatro serão escolhidas. A previsão é que o anúncio oficial seja feito em 10 de outubro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Paranavaí, Carlos Henrique Scarabelli, falou das perspectivas positivas que a possibilidade traz. “O curso de Medicina muda o cenário econômico, atrai investimentos, movimenta a construção civil.”

O primeiro aspecto citado pelo secretário é a vinda de estudantes de outras regiões do Paraná e do Brasil, o que exige o fortalecimento do setor imobiliário. Confirmando a proposta de 60 alunos por turma e cinco anos de formação, seriam 300 acadêmicos, sem contar os familiares que eventualmente os acompanhariam.

Nesse cenário, haveria, inclusive, impacto no crescimento populacional. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2025 é de 96.209 habitantes, e a administração pública almeja ultrapassar a marca de 100 mil, fato que ampliaria o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ter mais pessoas morando em Paranavaí significaria maior giro de dinheiro na economia local, principalmente no comércio e nos serviços, mas também em outros setores, por exemplo, transporte, comunicação e entretenimento.

Além disso, “a gente espera que com o curso de Medicina, a gente consiga reter talentos importantes, para ter mais opções médicas, e isso vai atrair mais clínicas, institutos de imagem e institutos ambulatoriais”, disse Scarabelli.

A busca por consultas, exames e procedimentos cirúrgicos de diferentes especialidades em outras cidades também teria redução. “[O curso de Medicina] evita esse êxodo de pessoas que acabam procurando serviços de saúde que não são encontrados em Paranavaí. A gente vai conseguir, talvez, diminuir esse êxodo.”

Além de Paranavaí, estão na lista de concorrentes do MEC no Paraná os municípios de Apucarana, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho e Ponta Grossa.

Compartilhe: