REINALDO SILVA
Da Redação
A comunidade da Região Noroeste aguarda, ansiosa, pela divulgação do resultado preliminar das propostas enviadas ao Ministério da Educação (MEC) para a abertura de novos cursos de Medicina. Paranavaí é uma das sete cidades paranaenses concorrentes no processo, e apenas quatro serão escolhidas. A previsão é que o anúncio oficial seja feito em 10 de outubro.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Paranavaí, Carlos Henrique Scarabelli, falou das perspectivas positivas que a possibilidade traz. “O curso de Medicina muda o cenário econômico, atrai investimentos, movimenta a construção civil.”
O primeiro aspecto citado pelo secretário é a vinda de estudantes de outras regiões do Paraná e do Brasil, o que exige o fortalecimento do setor imobiliário. Confirmando a proposta de 60 alunos por turma e cinco anos de formação, seriam 300 acadêmicos, sem contar os familiares que eventualmente os acompanhariam.
Nesse cenário, haveria, inclusive, impacto no crescimento populacional. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2025 é de 96.209 habitantes, e a administração pública almeja ultrapassar a marca de 100 mil, fato que ampliaria o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Ter mais pessoas morando em Paranavaí significaria maior giro de dinheiro na economia local, principalmente no comércio e nos serviços, mas também em outros setores, por exemplo, transporte, comunicação e entretenimento.
Além disso, “a gente espera que com o curso de Medicina, a gente consiga reter talentos importantes, para ter mais opções médicas, e isso vai atrair mais clínicas, institutos de imagem e institutos ambulatoriais”, disse Scarabelli.
A busca por consultas, exames e procedimentos cirúrgicos de diferentes especialidades em outras cidades também teria redução. “[O curso de Medicina] evita esse êxodo de pessoas que acabam procurando serviços de saúde que não são encontrados em Paranavaí. A gente vai conseguir, talvez, diminuir esse êxodo.”
Além de Paranavaí, estão na lista de concorrentes do MEC no Paraná os municípios de Apucarana, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho e Ponta Grossa.