(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DIA D/NESTE SÁBADO

Postos de saúde de toda a região mobilizados para a vacinação contra Influenza e sarampo

ADÃO RIBEIRO

adao@diariodonoroeste.com.br

Neste sábado (30), postos de saúde da Região Noroeste do Paraná (as Unidades Básicas de Saúde – UBSs), a exemplo de todo o Brasil, estarão mobilizados para aplicar a vacina Influenza (gripes) e contra o sarampo. Serão imunizados os grupos prioritários, dentro da estratégia da política nacional de imunização. Em Paranavaí o esforço concentrado abrangerá 12 pontos.

A equipe técnica de supervisores da 14ª Regional de Saúde estará acompanhado todas as estratégias de vacinação nos 28 municípios de abrangência. Objetivo é garantir que o maior número de pessoas receba as doses de vacina e ajudem a criar uma proteção contra as doenças, no caso, as síndromes gripes agudas graves e o sarampo, esta última uma doença ainda mais perigosa e que pode voltar se não houver os cuidados adequados.

Grupos – No caso da Influenza, devem receber a vacina os idosos a partir dos 60 anos de idade; os trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menos de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres que deram à luz há até 60 dias); professores; povos indígenas; pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, além dos caminhoneiros.  A lista de grupos prioritários é do Ministério da Saúde.

No caso da vacina contra o sarampo, a imunização é voltada para profissionais de saúde e crianças entre seis meses e menos de cinco anos.

Chefe da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, Samira Silva reforça a importância da vacinação. Ela concorda que nos últimos anos há uma redução no número de pessoas vacinadas, o que gera preocupação. Como lembra, a imunização coletiva é o que garante a proteção.

Um exemplo de preocupação é com a volta do sarampo. Na região de Paranavaí e no Paraná não há, por enquanto, a volta disseminada da doença. No entanto, estados como São Paulo já enfrentam o retorno do sarampo, uma doença grave. A Regional desenvolve um trabalho permanente de conscientização. Ela reitera a importância de que as pessoas indicadas nos grupos procurem uma UBS e tomem a vacina.

 

Unidades de Saúde que estarão abertas, os horários e os grupos que podem ser vacinados neste sábado em Paranavaí:

Das 8h às 15h – UBS Graciosa – Aplicação de doses contra Influenza para em idosos acima de 60 anos, profissionais de Saúde ativos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)

– Aplicação de doses VTV (vacina tríplice viral), que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola

Das 8h às 16h – UBSs Três Conjuntos, Coloninha, Campo Belo, Celso Konda, Jaraguá, Morumbi, Jardim Maringá, Ouro Branco e Zona Leste – Aplicação de doses contra Influenza para em idosos acima de 60 anos, profissionais de Saúde ativos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)

– Aplicação de doses VTV (vacina tríplice viral), que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola

 Das 8h às 16h – UBS Panorama – Aplicação de doses contra Influenza para em idosos acima de 60 anos, profissionais de Saúde ativos, gestantes e puérperas

– Aplicação de doses VTV (vacina tríplice viral), que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola

Das 8h às 12h – Centro de Eventos – Aplicação de doses contra Influenza para em idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas.

 
Compartilhe: