ADÃO RIBEIRO
Neste sábado (30), postos de saúde da Região Noroeste do Paraná (as Unidades Básicas de Saúde – UBSs), a exemplo de todo o Brasil, estarão mobilizados para aplicar a vacina Influenza (gripes) e contra o sarampo. Serão imunizados os grupos prioritários, dentro da estratégia da política nacional de imunização. Em Paranavaí o esforço concentrado abrangerá 12 pontos.
A equipe técnica de supervisores da 14ª Regional de Saúde estará acompanhado todas as estratégias de vacinação nos 28 municípios de abrangência. Objetivo é garantir que o maior número de pessoas receba as doses de vacina e ajudem a criar uma proteção contra as doenças, no caso, as síndromes gripes agudas graves e o sarampo, esta última uma doença ainda mais perigosa e que pode voltar se não houver os cuidados adequados.
Grupos – No caso da Influenza, devem receber a vacina os idosos a partir dos 60 anos de idade; os trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menos de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres que deram à luz há até 60 dias); professores; povos indígenas; pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, além dos caminhoneiros. A lista de grupos prioritários é do Ministério da Saúde.
No caso da vacina contra o sarampo, a imunização é voltada para profissionais de saúde e crianças entre seis meses e menos de cinco anos.
Chefe da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, Samira Silva reforça a importância da vacinação. Ela concorda que nos últimos anos há uma redução no número de pessoas vacinadas, o que gera preocupação. Como lembra, a imunização coletiva é o que garante a proteção.
Um exemplo de preocupação é com a volta do sarampo. Na região de Paranavaí e no Paraná não há, por enquanto, a volta disseminada da doença. No entanto, estados como São Paulo já enfrentam o retorno do sarampo, uma doença grave. A Regional desenvolve um trabalho permanente de conscientização. Ela reitera a importância de que as pessoas indicadas nos grupos procurem uma UBS e tomem a vacina.
Unidades de Saúde que estarão abertas, os horários e os grupos que podem ser vacinados neste sábado em Paranavaí:
Das 8h às 15h – UBS Graciosa – Aplicação de doses contra Influenza para em idosos acima de 60 anos, profissionais de Saúde ativos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
– Aplicação de doses VTV (vacina tríplice viral), que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola
Das 8h às 16h – UBSs Três Conjuntos, Coloninha, Campo Belo, Celso Konda, Jaraguá, Morumbi, Jardim Maringá, Ouro Branco e Zona Leste – Aplicação de doses contra Influenza para em idosos acima de 60 anos, profissionais de Saúde ativos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
– Aplicação de doses VTV (vacina tríplice viral), que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola
Das 8h às 16h – UBS Panorama – Aplicação de doses contra Influenza para em idosos acima de 60 anos, profissionais de Saúde ativos, gestantes e puérperas
– Aplicação de doses VTV (vacina tríplice viral), que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola
Das 8h às 12h – Centro de Eventos – Aplicação de doses contra Influenza para em idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas.