(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PRINCIPAL ATRATIVO TURÍSTICO

Prainhas da região desaparecem pela cheia do Rio Paraná

Há anos o Noroeste, com suas prainhas de água doce, se tornou rota obrigatória do turismo paranaense. Cidades como Porto Rico, São Pedro do Paraná (Porto São José) e Marilena são pontos turísticos e atraem milhares de pessoas durante todo o ano, mas especialmente no verão, quando os visitantes aproveitam as prainhas naturais.

Porém, na última semana a Usina Hidrelétrica de Porto Primavera Engenheiro Sérgio Motta, em Rosana, na divisa com Paraná, abriu suas comportas após determinação do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico. Desta maneira as prainhas praticamente desapareceram após as águas do Rio Paraná subirem quase três metros acima do normal nesta semana.

Segundo a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), o processo iniciou no dia 18 de janeiro. A ação ocorre após uma determinação do ONS). A vazão, conforme o órgão, é de 10.500 metros cúbicos por segundo. Conforme a companhia, a abertura das comportas é uma operação normal para a regularização e controle do nível do reservatório de água, ou seja, do represamento do Rio Paraná. A água é liberada de forma gradativa. A barragem é a mais extensa do Brasil, com mais de 10 quilômetros de comprimento, e liga o estado de São Paulo ao Mato Grosso do Sul.

 

Impactos – Por causa das cheias, a prainha de Santa Rosa em Porto Rico, uma das mais famosas e frequentadas pelos banhistas, ficou apenas com uma pequena faixa de areia à disposição dos banhistas.

Outro local que também sofreu impacto foi a prainha do Porto São José, Distrito de São Pedro do Paraná, igualmente tomada pela água. A orientação do Corpo de Bombeiros é redobrar atenção ao tomar banho nos locais.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), as cheias são necessárias para o equilíbrio da fauna e flora e contribuem para a reprodução dos peixes.

Compartilhe: