REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, informou que o prazo máximo para a pavimentação da estrada entre Nova Aliança do Ivaí e Paraíso do Norte é de 36 meses. Apesar da previsão contratual, ele espera que as obras sejam concluídas em menos tempo, afinal, trata-se de uma rota importante para o escoamento da produção agrícola.
Ortigara esteve ontem em Nova Aliança do Ivaí para celebrar a assinatura dos convênios com as duas prefeituras e destacou que a nova estrutura garantirá mais conforto, comodidade e segurança aos produtores rurais. O mais importante: reduzirá custos.
Serão investidos R$ 9 milhões, recursos do Governo do Estado e contrapartidas dos dois municípios. Caberá a cada prefeitura promover a licitação e contratar as empresas executoras das obras. O trecho tem quase nove quilômetros de extensão.
As verbas serão liberadas em etapas, conforme o andamento dos serviços. A primeira parte já está disponível para os municípios, a fim de que comecem a pavimentação, em blocos sextavados, o mais rapidamente possível.
De acordo com Ortigara, o Paraná tem 200 mil quilômetros de estradas rurais. Promover a melhoria de cada um desses trechos faz sobrar mais dinheiro no bolso do produtor e aumenta a “capacidade competitiva da nossa agricultura”. Essas obras, disse o secretário, trazem oportunidades para as pessoas.
Lideranças – A solenidade em Nova Aliança do Ivaí reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais da região. O anfitrião, Ulisses de Souza (Licinho) foi tomado pela emoção e comemorou a liberação do recurso. “É uma tarde de alegria.” Citou produtores rurais que serão beneficiados com a pavimentação da estrada e declarou, em tom de agradecimento ao Governo do Estado: “Essa é a mão da transformação”.
Licinho também dirigiu palavras de gratidão ao deputado estadual Tião Medeiros, que articulou a conquista de verbas para a região. A voz embargada, a pausa para tomar fôlego, a retomada do discurso: “Sinto o que a população sente. É o sonho de muitos anos”.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Aliança do Ivaí, Célio da Silva (Pereira), 1º de junho de 2022 será lembrado para sempre. Desejou que a cidade cresça e se desenvolva cada vez mais.
O prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzotto, reforçou a importância da obra. “Vai ficar marcada na história.” Ele também citou os trabalhadores que trafegam pela estrada de terra diariamente para ir de um município a outro e disse que serão os principais beneficiados com a pavimentação da estrada.
Apontado por Ortigara como artífice da construção, o deputado estadual Tião Medeiros lembrou de projetos relevantes para o Noroeste do Paraná, como a duplicação da BR-376 entre Nova Esperança e Paranavaí, e a pavimentação da Estrada da Juranda, ligando São Carlos do Ivaí a Tamboara. Dirigiu-se às lideranças e aos moradores: “Enquanto estiver na política, vocês podem contar comigo”.
O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), também participou da solenidade de ontem. Avaliou a data como especial, um sonho se tornando realidade. Outra personalidade política que prestigiou a cerimônia foi o presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí, Leônidas Fávero Neto. Disse: “É uma alegria enorme ver a cidade crescendo. A união política permite esse tipo de conquista”.