A preparação para a 8ª Conferência Municipal de Cultura de Paranavaí, marcada para novembro, começa em outubro com a realização de duas pré-conferências. Os encontros serão espaços de diálogo e roda de conversa sobre cultura, direito à cultura, legislação e instrumentos de gestão cultural, sempre com foco na realidade do município.
As pré-conferências ocorrerão em dois bairros da cidade:
1º de outubro, às 19h, na Biblioteca Cidadã Boulivar Penha, Vila Operária (Rua Washigton Picorelli, s/n, Praça Thaisa Romero Dias, Conjunto Tânia Mara).
20 de outubro, às 19h, no Museu Histórico de Paranavaí, sede temporária no Jardim São Jorge (Avenida Heitor Alencar Furtado, s/n, em frente à Praça Espanha (Expedicionários).
Segundo a Fundação Cultural de Paranavaí, os encontros vão promover exposição, diálogo e reflexão sobre cultura, direito à cultura, legislação e instrumentos da gestão cultural, além de mobilizar a comunidade para a 8ª Conferência Municipal de Cultura. Participarão conselheiros, fazedores de cultura, profissionais, agentes públicos, entidades e organizações culturais.
A conferência está marcada para 25 de novembro e será promovida pela Fundação Cultural de Paranavaí em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural.
“Discutir sobre cultura é também conhecer melhor esta área em que atuamos. O conhecimento amplia os horizontes dos agentes culturais e de toda a sociedade, qualificando o diálogo e fortalecendo a valorização do direito à cultura. É isso que faz com que o movimento se fortaleça e as políticas públicas culturais sejam mais eficazes e ampliadas”, comenta Rafael Torrente, diretor-presidente da Fundação Cultural.