REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Sugerir propostas e ajudar na construção de políticas públicas. Na próxima semana começam as Pré-Conferências de Saúde de Paranavaí e toda a população é convidada a participar. A primeira reunião será terça-feira (17), às 14h, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), exclusivamente para os profissionais da área.
As etapas seguintes acontecerão nos bairros, dando oportunidade para que os moradores apresentem demandas e auxiliem na busca por soluções. As pré-conferências passarão, nesta ordem, pelo Salão São Vicente, Colégio Estadual José de Anchieta, Colégio Estadual Adélia Rossi, Escola Municipal Clemente Hiehues, Associação de Moradores do Campo Belo, UBS Celso Konda, Colégio Estadual Silvio Vidal, Escola Municipal Santa Terezinha, Associação de Cabos e Soldados e, novamente, Aciap.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Paranavaí, Leila Vanda Aguiar, falou da importância do engajamento da população. “Dizer o que está faltando, quais são as necessidades, os anseios, para criar programas e ações.”
A divisão da cidade em regiões, cada uma com diferentes bairros, tem como objetivo garantir 100% de cobertura, inclusive nos distritos.
O vice-presidente do CMS, Arnoldo Luiz Victor, reforçou o convite afirmando que é necessário ter consciência dos direitos e dos deveres. Mais do que isso, “precisamos ter espírito de coletividade; quando trabalhamos juntos, somos mais fortes, mas quando nos dividimos, enfraquecemos”.
Durante as pré-conferências, os moradores terão a chance de conhecer detalhes sobre a atuação do Conselho Municipal de Saúde e o alcance das ações. Também participarão dos encaminhamentos para a 15ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para os dias 17 e 18 de março.
Além de definir diretrizes para o poder público, ao longo do processo serão eleitos os representantes de Paranavaí na Conferência Estadual de Saúde, com possibilidade de participar da Conferência Nacional de Saúde.
Resultados práticos – As políticas públicas de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são definidas com base nas propostas das conferências. A cada edição, os participantes se dividem em grupos e tratam separadamente sobre temas centrais, que se desdobram diretrizes. Feita a devida triagem, seguem para a votação e avançam para as esferas estadual e nacional à medida que são aprovadas.
A Conferência Municipal de Saúde de 2019 resultou na apresentação de 125 propostas. Todas foram encaminhadas para a Secretaria Municipal de Saúde, que prestou contas apontando quais foram cumpridas total ou parcialmente e quais ainda não saíram do papel.
Os números preliminares mostram que das 125, a Prefeitura de Paranavaí concluiu 46; outras 26 foram atendidas parcialmente; 37 estão na lista das propostas não atingidas; e 16 dizem respeito a outras esferas, estadual ou federal.
Uma das deliberações de 2019 foi estender o período de atendimento na Farmácia Municipal para 12 horas por dia. Em resposta, a Secretaria de Saúde informou que o pedido foi atendido parcialmente, chegando a 10 horas e meia ininterruptas. Explicou que em 2017 voltaram os atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. A partir de 1º de julho de 2019, a Farmácia Municipal passou a receber os pacientes das 8h às 18h30. A expectativa é alcançar a meta, 12 horas sem intervalo, ainda este ano.