Texto: Adão Ribeiro
Pesquisa: Vera Longo
Hoje a coluna Retratos viaja até o ano 2000. A seleção brasileira estava em Londrina para a disputa do Pré-Olímpico de Futebol. O Diário do Noroeste marcou presença e contou a história daquele capítulo do esporte que terminou com o Brasil campeão do torneio. A trajetória nas olimpíadas não teve o mesmo êxito e o time caiu para Camarões nas quartas de final. A equipe africana se sagrou campeã olímpica inédita em Sidnei 2000, batendo a Espanha na final.
Voltando para Londrina. No dia 8 de janeiro daquele ano, o então editor de esportes do DN, Dinei Feitosa, acompanhou parte da rotina da seleção. Na foto, Feitosa e outros colegas entrevistam o jovem Ronaldinho Gaúcho, que já despontava para o futebol com potencial para ser o melhor do mundo. A expectativa se confirmou com o Ronaldinho faturando a Bola de Ouro em 2004 e em 2005. Também foi um grande destaque na seleção pentacampeã do mundo em 2002, na Copa do Japão, quando o time canarinho bateu a Alemanha na final por 2 a 0.
Dinei Feitosa lembra que a seleção pré-olímpica era comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Ronaldo Gaúcho jogava no Grêmio. Naquela seleção, detalha, também estava o meia Alex, na época jogador do Palmeiras. Ele complementa que o Brasil jogou todas as suas partidas em Londrina, no Estádio do Café.
Feitosa integrou a equipe do Diário do Noroeste por décadas e foi editor-chefe até o ano 2020.
Nota: Se você tem uma foto “daquele tempo” envie para paranavai@diariodonoroeste.com.br. Basta contar a história da foto, identificar as pessoas e informar a data.