Os altos preços dos combustíveis, que encarecem o frete para as entregas em domicílio, e a cotação do dólar em patamares elevados podem fortalecer as lojas de rua e shoppings na concorrência com as lojas virtuais. Isto deve se refletir diretamente no Black Friday. “O Black Friday deste ano é uma oportunidade estratégica que as lojas físicas, o comércio local, têm a seu favor para vender mais”, diz o gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli.
O Black Friday marca o início da temporada de compras natalinas com significativas promoções. É realizada na última sexta-feira de do mês de novembro. O evento começou em 1969 nos Estados Unidos e disseminou mundo afora.
Em Paranavaí, o Black Friday se constitui na segunda principal data comercial. Perde apenas para o Natal e supera o Dia das Mães, que sempre esteve em segundo lugar no ranking das melhoras datas para vendas do comércio.
Campanha inovadora – Este ano, como nos anteriores, o comércio local funcionará em horário especial já a partir de quinta-feira, dia 25. Na quinta e na sexta (25 e 26), o comércio atenderá das 9 às 22 horas e no sábado, dia 27, das 9 às 17 horas.
Além do horário especial, os lojistas poderão aderir à campanha personalizada que a Aciap vai realizar. “Vamos fazer uma promoção diferente para o Black Friday. Mais uma vez, como é prática na Aciap, vamos inovar. Este ano estamos realizando campanhas em conjunto”, diz Scarabelli. A proposta é fazer divulgação de produtos e serviços por faixas de preços. “Com maior presença nas redes sociais, a Aciap utilizará meios de comunicação tradicionais para fortalecer a divulgação, além do Vitrine de Ofertas (perfil do Instragram dedicados a clientes de Paranavaí e região) e o App da entidade”, explica.
“Serão várias faixas de preços que o associado poderá enquadrar as ofertas de sua loja, de R$ 39,90 a R$ 299,90”, explica o gerente da Aciap. A divulgação é gratuita desde que os produtos se enquadrem numa das faixas sugeridas. Para participar o varejista deve preencher o formulário disponibilizado no link https://forms.gle/9Ddq6nPEBXkvxuaU6 informando o conjunto de ofertas que quer participar (pode ser mais que um), anexar a logo da empresa e fotos dos produtos/serviços. A ACIAP fará a arte final para divulgação.
Oportunidade – Kaká Scarabelli vê a edição deste ano da Black Friday como uma oportunidade para as lojas de rua, que tem enfrentado cada vez mais a concorrência do e-commerce. “A gente tem visto a aceleração de vendas e o aumento por lojas digitais em virtude da facilidade e também com a pandemia que forçou muito as pessoas a fazer suas compras pelos meios digitais”, diz ele.
Mas lembra que “as lojas virtuais têm mais recorrência a busca de produtos eletrônicos. E como eletrônico tem tido uma variação muito grande em virtude do dólar estar num patamar muito alto e também considerando os custos de transportes, elevando os fretes que são envolvidos nas compras on line, a gente considera que as lojas físicas podem crescer se adotarem estratégias corretas, se investirem e marketing, colocarem preços atrativos para que os clientes ao invés de recorrerem a plataformas digitais, recorram a lojas físicas, optando por artigos que são mais presentes em nosso comércio, como roupas, calçados, artigos de presentes, utilidades domésticas etc”.
Enfatiza a crença de que o Black Friday “é uma grande oportunidade em virtude do cenário econômico que desfavorece lojas virtuais por conta dos custos de transportes de entrega e também por conta do dólar que está muito alto”.