Com a chegada do calor, antes mesmo da entrada oficial do verão, o número de turistas que visitam Porto Rico durante os finais de semana começa a aumentar. Para garantir a segurança dos banhistas o prefeito Álvaro de Freitas Netto (Arapongas) e o vice-prefeito Antônio Felipe dos Santos (Pio) estiveram reunidos com Major Jardel Pereira dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros em Paranavaí, tratando dos acertos finais para o trabalho dos militares na cidade, que começa já no feriadão de 7 de Setembro.
O trabalho do Corpo de Bombeiros irá contar com Bombeiros militares e guarda-vidas civis, distribuídos na principal prainha da cidade e na orla, orientando os banhistas sobre os perigos que a água pode proporcionar, incluído o de afogamento que pode levar a óbito. “Vamos dar todo suporte para os Bombeiros, e pedimos aos turistas que sigam todas as orientações para que não ocorram acidentes na água”, enfatizou Arapongas.
O vice-prefeito Antônio Felipe dos Santos (Pio) destacou a importância dos Bombeiros, enfatizando os trabalhos no verão. “A cidade começa a receber mais turista com as altas temperaturas, os Bombeiros e guarda-vidas civis são de grande importância para garantir a segurança da nossa população e banhistas”, destacou Pio.
Efetivo e equipamentos – Além do reforço de pessoal, o trabalho esse ano irá ganhar o reforço em equipamentos, entre eles; moto-aquáticas e embarcações. “Para a moto-aquática será o primeiro trabalho realizado, e ficará na cidade assim como a embarcação durante toda a temporada, o que deve agilizar o emprego do equipamento em trabalhos de salvamento”, destacou o Major Jardel.
Para Porto Rico estão previstos 12 guarda-vidas civis e seis Bombeiros Militares, que serão distribuídos na Praia Santa Rosa e na orla da cidade, lembrando novamente que os banhistas devem seguir todas as orientações e somente entra na água em pontos cobertos pelos Bombeiros ou guarda-vidas.
O reforço começa a ser empregado no próximo feriadão de 7 de Setembro e segue nos feriados prolongados de 12 Outubro, 2 de Novembro e 15 de Novembro. A Operação Verão está prevista para começar na segunda quinzena de dezembro, quando os militares devem ficar na cidade até o fim da temporada, que deve terminar após o Carnaval de 2021.