O prefeito de Porto Rico, Álvaro de Freitas Netto (Arapongas), solicitou ao DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagem) a readequação do trevo na PR-478, que dá acesso às cidades de São Pedro do Paraná e Santa Cruz de Monte Castelo. O documento assinado nesta segunda-feira (22) foi uma iniciativa do Comafen (Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná), com a adesão de mais prefeitos da região.
Em abril de 2021, o prefeito Arapongas já havia enviado um ofício, n° 143/2021, direcionado ao gerente regional do DER Caiuá, Fábio de Souza, pedindo providências para sanar o problema desse ponto da PR-478, onde têm acontecido diversos acidentes, alguns com óbitos.
Anexo ao ofício, foi enviando ainda um croqui (desenho técnico), sugerindo o que poderia ser feito no trevo para acabar com os acidentes naquele local da PR-478.
O documento foi encabeçado pelo Comafen, onde o Prefeito Arapongas ocupa a vice-presidência e foi um dos primeiros a aderir ao trabalho político para que o trevo seja readequado o mais rápido possível.
Somente o DER, órgão ligando ao Governo do Paraná, pode realizar alterações nos trevos e ao longo das rodovias estaduais.