Empreendimento vai garantir moradia digna para 40 idosos, com infraestrutura adaptada e espaços de convivência
Cibele Chacon
Da redação
A Prefeitura de Loanda acompanha de perto a construção do Condomínio do Idoso, empreendimento que faz parte do programa Viver Mais Paraná, do Governo do Estado, e é a primeira na região noroeste. O prefeito Zé Maria esteve no local das obras para vistoriar o andamento dos trabalhos e destacou a importância do projeto para garantir mais dignidade, conforto e segurança à população idosa do município.
Serão construídas 40 unidades habitacionais adaptadas, voltadas exclusivamente para idosos com 60 anos ou mais que residem em Loanda. Cada casa contará com sala, cozinha, banheiro adaptado e área de serviço. As moradias estão sendo edificadas em um terreno de mais de 12 mil metros quadrados, com toda a infraestrutura necessária.
O condomínio contará ainda com espaços de convivência e lazer, como horta comunitária, salão de festas, academia ao ar livre, pista de caminhada, centro de convivência e guarita com segurança. O objetivo é proporcionar qualidade de vida, acessibilidade e inclusão social.

Outro diferencial do Condomínio do Idoso de Loanda será a oferta de atendimentos essenciais para os moradores. O local contará com atendimento médico, no mínimo uma vez por semana, atendimento de enfermagem pelo menos três vezes na semana, serviços de apoio social e educador físico.
As obras estão em fase inicial de terraplanagem e patamarização do terreno. O processo de cadastro e seleção dos futuros moradores será realizado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), seguindo critérios sociais e regras específicas do programa.
Entre os principais requisitos estão: ter idade mais de 60 anos, sozinhas ou casais, que atendam requisitos de um a seis salários-mínimos (individualmente ou renda familiar), que comprovadamente não tenham outro imóvel em seu nome, moradores de áreas de risco, e que tenham toda a documentação necessária. Os idosos selecionados terão como contrapartida o pagamento de um aluguel social de 15% do valor do salário mínimo vigente.
“Agradecemos ao nosso Governador Ratinho Junior e ao nosso Deputado Estadual Romanelli pela contemplação dessa importante obra”, disse o prefeito Zé Maria.