(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

GESTÃO 2026

Prefeito de Mirador, Fabiano Travain é reeleito presidente da Amunpar 

Eleição ocorreu na manhã desta sexta-feira (12). O prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, compôs a única chapa que concorreu e ocupará o cargo de conselheiro junto à Associação dos Municípios do Paraná

A Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) elegeu nesta sexta-feira (12) a nova diretoria da entidade para a gestão de 2026. O prefeito de Mirador, Fabiano Travain, foi reeleito, por aclamação, presidente da entidade. Mauricio Gehlen, prefeito de Paranavaí, compôs a chapa e ocupará o cargo de conselheiro junto à Associação dos Municípios do Paraná (AMP). 

Eleição ocorreu na manhã desta sexta-feira
Foto: Ivan Fuquini

A chapa “Amunpar Forte e Unida” foi a única concorrente. O objetivo, de acordo com o presidente reeleito, era manter a união entre os prefeitos dos 28 municípios que integram a Amunpar. “A gente trabalhou para ter uma chapa única, para não ter uma disputa, um ‘racha’ entre os prefeitos. A gente conseguiu”, comemorou. 

Presente na reunião, o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Marcio Nunes, reconheceu o trabalho desenvolvido por Travain à frente da associação. “Parabéns, Fabiano, pela reeleição. Muito importante. Prefeito em um dos menores municípios do Paraná, fazendo um grande trabalho e representando todos os prefeitos aqui nessa região fantástica”, afirmou.

O secretário de Estado Marcio Nunes reconheceu o trabalho desenvolvido por Fabiano Travain à frente da Amunpar
Foto: Ivan Fuquini

Com a eleição, a composição da nova diretoria foi a seguinte: 

  • Presidente: Fabiano Marcos da Silva Travain, prefeito de Mirador; 
  • 1° Vice-Presidente: Stefan Tomé Pauka, prefeito de São João do Caiuá;
  • 2° Vice-Presidente: Willian Cézar Viega, prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo;
  • Diretor Financeiro: Marcos Marin, prefeito de Amaporã;
  • Secretário técnico: João Eder Aguilar, prefeito de Inajá;
  • Secretário administrativo: Agnaldo de Souza Costa, prefeito de Terra Rica; 
  • Conselheiro junto a A.M.P: Mauricio Gehlen, prefeito de Paranavaí. 

O presidente do Conselho Fiscal eleito foi Paulo Francisco Marinho Dutra (Peroba), prefeito de São Carlos do Ivaí. As regras definem que os prefeitos que não estiverem na diretoria executiva da entidade farão parte, automaticamente, do Conselho Fiscal. 

Desafios

Em entrevista ao Diário do Noroeste, Fabiano Travain revelou que alguns dos desafios que a Amunpar já enfrenta hoje serão demandas que a entidade buscará resolver em 2026. A gestão leva para o próximo ano, entre as principais tarefas, solucionar questões com o fornecimento de energia elétrica e conseguir efetivo para a segurança pública. 

“A gente tem a questão da Copel, que os municípios estão com bastante dificuldade, várias quedas de energia, picos de energia. A questão da segurança pública, vários municípios enfrentam dificuldade com falta de efetivo policial”, exemplificou. 

Fabiano Travain revelou os principais desafios que a gestão deve enfrentar em 2026
Foto: Ivan Fuquini

Grande parte dos problemas a serem solucionados são demandas comuns às prefeituras. Para Marcio Nunes, a resolução desses desafios se torna mais fácil por meio do trabalho desenvolvido pela união de municípios, como no caso da Amunpar. 

“Tem pautas que são municipais, cada município tem que cuidar da sua. E tem grandes pautas regionais. Então, nessas grandes pautas regionais é que a associação se faz necessária e útil”, destacou. 

Compartilhe: