O objetivo é desenvolver uma série de ações que promovam qualidade de vida para a população
ADÃO RIBEIRO
Da Redação
Marcos Marin, 41 anos. De Amaporã, viveu a infância e a juventude no distrito de Nordestina e hoje é comerciante do setor de calçados no município. Filiado ao PP, neste ano ganhou a eleição para prefeito, conquistando 49,21% dos votos numa disputa com outros três postulantes. Tem como vice Edi Gomes, do PSDB. Ele concedeu entrevista exclusiva ao Diário do Noroeste e falou dos seus planos para a cidade. Pretende investir na infraestrutura com galeria e asfalto, além de um olhar atento para a saúde e a educação.
Sobre infraestrutura, o prefeito eleito cita que Amaporã é uma das cidades em condições menos favoráveis da região no quesito. Por isso, quer os apoios dos governos federal e estadual para reverter o cenário.
Inicialmente pretende investir em galerias, acabando com o problema de estragos nas ruas em toda chuva forte. O município refaz o serviço de arrumar as ruas e perde tudo na próxima chuva, detalha. Sem contar o incômodo para a população que se desloca com dificuldades e vê seus quintais invadidos pela água por falta de captação. A ideia é fazer toda a galeria e investir posteriormente na construção de asfalto.
PONTOS DE ÔNIBUS – A infraestrutura da cidade passa também por alguns detalhes que revelam cuidado. Um deles é a implantação de pontos de ônibus em diversos locais. A gestão atual já implantou o benefício em Nordestina, mas há outros locais onde os pontos serão instalados, antecipa. Para ele, é uma questão de gerar qualidade de vida.
EDUCAÇÃO – Na educação o prefeito também tem metas arrojadas. Marin constata a necessidade de reformar os colégios, estruturas cedidas pelo estado ao município. Confirma a indicação feita pelo deputado estadual Adriano José para a construção de um Centro de Educação Infantil (CMEI) para atender 65 crianças. A obra, projeta, deve começar no próximo ano e zerar a fila para crianças de até três anos.
Outra meta é construir uma escola municipal para funcionar em tempo integral. A viabilidade do investimento passa pelo apoio do governo federal. Cita que o deputado Tião Medeiros está ao lado do município nesse pleito.
GERAÇÃO DE EMPREGOS – Formar os jovens é um desafio importante. O outro é mantê-los na cidade. Para isso, Marcos Marin quer estimular a geração de empregos. Ele pretende construir novos barracões industriais igualmente com apoio das demais esferas governamentais. O município já dispõe do terreno.
A geração de empregos é importante também para a qualidade de vida. Na visão do futuro prefeito, é preciso que as pessoas consigam trabalhar mais perto de casa, sem precisar de grandes deslocamentos para outros centros, entre os quais, Paranavaí e Loanda.
As vagas fora do município são importantes, mas o desenvolvimento passa por novas oportunidades, define. Ainda no quesito qualidade de vida, o novo gestor aposta nos investimentos em esporte, cultura e lazer.
PRÉDIOS PÚBLICOS – A reforma e a manutenção dos prédios públicos vão merecer atenção especial no novo período. Mais uma vez, Marin espera conseguir apoio dos governos federal e estadual. Para ele, a manutenção dos espaços públicos é obrigação do gestor. Marcos Marin esteve em Curitiba e em Brasília após as eleições já tratando do encaminhamento dos pedidos.
SAÚDE – Na saúde o desafio é também muito grande. Uma proposta de campanha é reativar o posto do Distrito de Nordestina. Marin quer que a unidade tenha um médico periodicamente e um enfermeiro todos os dias.
A ideia é atender a comunidade de maneira mais próxima. A localidade conta com 75 famílias mais as pessoas que trabalham na zona rural. Ele justifica que todo mundo está sujeito a um acidente ou a outro problema inesperado. Por isso, é tão importante, sintetiza.
A saúde na cidade também teve algumas queixas durante a campanha. O maior problema é com relação às especialidades. Um dos objetivos é melhorar os convênios com os hospitais e laboratórios, disponibilizando mais consultas, exames e outros atendimentos. “Precisamos reduzir a fila da saúde”, reitera.
MÉRITOS – O prefeito eleito divide os méritos da vitória eleitoral com os parceiros que o apoiaram. Cita a sua equipe de trabalho, o vice Edi Gomes, além do deputado federal Tião Medeiros, o deputado estadual Adriano José, o prefeito de Paranavaí Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) e o futuro deputado estadual Leônidas Fávero Neto, que deve assumir a vaga na Assembleia Legislativa em 2025 com a renúncia de Douglas Fabrício, agora prefeito eleito de Campo Mourão.
A entrevista com o prefeito Marcos Marin foi realizada na última sexta-feira na sede do Diário do Noroeste. A íntegra pode ser acompanhada no canal do DN no YouTube.