Durante a campanha o futuro gestor ouviu reivindicações da população. A maioria dos pedidos está ligada aos setores de saúde e geração de emprego
ADÃO RIBEIRO
Willian Cezar Viega, 44 anos, é administrador de empresas. Com experiência acumulada de 16 anos no serviço público, participou pela primeira vez de uma eleição e conquistou a prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo no dia 6 de outubro, obtendo 66,82% dos votos, superando dois oponentes. Ele pretende usar o seu mandato para manter as conquistas das últimas gestões amplamente aprovadas pela população, além de aprimorar os serviços públicos para fazer frente aos novos desafios administrativos.
Durante a campanha, o prefeito eleito ouvir reivindicações especialmente no setor de saúde e na geração de empregos. Sobre saúde, o gestor lembra que a cidade possui duas unidades básicas de saúde (postos) e um Pronto Atendimento (PA).
Com o passar dos anos, o posto da Vila Operária ficou pequeno. Por isso, o atual prefeito Fran Boni prestou a construção de um prédio novo para atender a demanda crescente. A fase é de trâmite e a expectativa é licitar o quanto antes e começar a obra.
Outro ponto em relação à saúde básica é a distribuição de medicamentos. Hoje o serviço é disponibilizado apenas no PA. A meta do prefeito é ampliar a farmácia básica com atendimentos também nos postos.
Atualmente a cidade tem o Hospital Santa Catarina, de Loanda, como referência e para onde são encaminhados os casos não resolvidos no PA. Parte dos serviços também é executada em Paranavaí, através da Santa Casa. O Hospital Santa Catarina está construindo uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Willian lembra que os serviços de especialidades são realizados através do Consórcio Intermunicipal de Saúde, existindo a contrapartida financeira do município. Ele quer reduzir a fila das especialidades e, paralelamente, melhorar a resolutividade dentro de Santa Cruz de Monte Castelo. A cidade consegue atender a população com uma média de 35 cirurgias todos os meses.
Uma das dificuldades é a contratação de profissionais, antecipa o futuro prefeito. A preocupação se justifica por conta da meta de prestar o melhor serviço, sobretudo, na prevenção. Prevenir doenças reduz os custos, inclusive com transporte para outros centros. Além disso, gera qualidade de vida, o que é o objetivo final das boas administrações.
GERAÇÃO DE EMPREGOS – Na proposta de governo do futuro prefeito está a geração de emprego e renda. Ele lembra que o atual prefeito conseguiu fortalecer o segmento. O primeiro distrito industrial está totalmente ocupado. Por isso, já foram adquiridas novas áreas com capacidade para 69 imóveis.
A ideia é disponibilizar os lotes para atrair novas empresas, estimular empreendedores locais a iniciarem os seus negócios, além de promover ampliações no caso de empresários que desejem crescer. Ele opina que a cidade já se tornou um atrativo para novas empresas, já que está em pleno crescimento.
Atualmente parte dos trabalhadores da cidade busca oportunidade de emprego em outras cidades. Porto Rico é um dos destinos, comenta Willian, reiterando o seu objetivo de manter as pessoas na cidade, gerando renda e, por consequência, mais qualidade de vida.
O município também conta com agricultura forte e que movimenta a economia. Por isso, o prefeito eleito antecipa que dará atenção ao setor com mais capacitação e infraestrutura, objetivando manter as famílias no campo. São dezenas de pequenos agricultores, detalha.
TURISMO – São duas situações, inclusive inseridas no plano de governo. O porto no Distrito Santa Esmeralda, no Rio Ivaí, está em obras graças a verba conseguida recentemente por Fran Boni. Existem uma rampa náutica e uma lanchonete com churrasqueiras.
O investimento novo vai ampliar e melhorar os serviços. Santa Esmeralda tem ligação via asfalto até o município, restando apenas pavimentar cerca de quatro quilômetros até o rio. O local é voltado para a pesca esportiva. Com mais estrutura no entorno, deve se tornar um lugar de descanso para toda a família.
O turismo religioso é outra vertente importante a ser incrementada no município. Willian cita a Abadia Cisterciense Nossa Senhora da Santa Cruz como uma das atrações muito visitadas. O município dispõe ainda de uma gruta dedicada à Nossa Senhora de Fátima, igualmente muito visitada. Está localizada em uma propriedade rural. Projeto é trabalhar junto com a Igreja para estimular as visitas.
EDUCAÇÃO – A educação do município tem destaque no Ideb e evoluiu muito nos últimos anos. Quanto à estrutura, o município possui duas escolas e dois centros de educação infantil (CMEIs) no perímetro urbano, além de um CMEI e uma escola em cada um dos dois distritos.
Existe uma pequena fila na educação para as séries iniciais. Atualmente a prefeitura está ampliando uma das estruturas para suprir a demanda em 2025.
O objetivo é adaptar sem a necessidade de novas unidades. Isso porque, conforme analisa o prefeito eleito, uma escola nova implica em grande número de contratações (administrativo, manutenção, etc.). Por outro lado, a ampliação precisa somente dos funcionários para atendimento em sala de aula.
OPÇÃO PARA OS JOVENS – Santa Cruz de Monte Castelo tem cerca de 1.100 alunos apenas nas séries iniciais (até o 5º ano). A população jovem busca e precisa de atividades de lazer e cultura. Para fazer frente, a cidade tem uma praça central com muitos aparelhos, incluindo ambiente de quadras, campinho, bocha, parquinho para crianças e outros.
A ideia do prefeito é levar esses serviços para as outras praças, oportunizando lazer e qualidade de vida. O esporte tem um lugar especial e a cidade deve estimular as competições já existentes e criar outras. “O esporte é lazer e tira um pouco os jovens do celular”, completa.
O prefeito, em parceria com o Governo do Estado, quer estimular a permanência dos jovens na cidade. Para isso, as atrações são determinantes. Ele elogiou o programa proposto pelo governo que estimula os jovens e cria atrativos, inclusive para a zona rural. Monte Castelo é um dos 80 municípios pré-selecionados.
Os idosos igualmente têm lugar especial na cidade. O prefeito lembra que muitas atividades ofertadas, inclusive na praça central, são voltadas para esse público. Reforçando, lembra que o objetivo é cuidar de toda a família.
O prefeito eleito fala ainda de política regional. Informa que foi procurado informalmente sobre a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense – Amunpar. Deve debater no momento oportuno e se dispõe a ajudar. Grandes bandeiras como a interligação, via ponte, com o Mato Grosso do Sul passam pela união regional.
Além da sintonia com o governador Ratinho Júnior, a cidade conta com representantes nas esferas estadual e federal. Na Assembleia Legislativa a cidade é assistida pelo deputado Luiz Claudio Romanelli. No plano federal, o deputado Fernando Giacobo encaminha os pedidos do município. Willian tem conversado com os dois e já obteve a sinalização de que o trabalho vai continuar.
A entrevista completa, concedida na última quarta-feira (13), pode ser vista no canal do Diário do Noroeste no YouTube.