O prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Fran Boni, se reuniu nesta semana com as secretarias da Agricultura e da Ação Social e Coordenação da Defesa Civil. Na pauta o estudo dos trâmites legais para edição de um decreto executivo de situação de emergência por conta da falta de chuvas no município.
Os últimos meses têm sido de calor intenso e de muita seca no Noroeste paranaense e, automaticamente, em Santa Cruz de Monte Castelo. A seca provoca impactos que vão além do fornecimento de água para abastecimento público.
São contabilizadas perdas consideráveis na produção agrícola, aumento na ocorrência de incêndios e também da incidência de problemas de saúde.
“Infelizmente nossa agricultura tem sofrido perdas irreparáveis com a seca, e como órgão público municipal nosso decreto visa dar suporte aos produtores na busca por acionamento de seguro e linhas de crédito. Todos juntos nesse momento difícil e pedindo a Deus que mande chuvas para molhar nosso solo e diminuir os prejuízos até agora causados.”, declarou o prefeito Fran Boni.