(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ELEIÇÕES 2022

Prefeito KIQ aponta seus pré-candidatos para o pleito deste ano

ADÃO RIBEIRO / adao@diariodonoroeste.com.br

Com a proximidade das convenções partidárias, as eleições de outubro ganham mais visibilidade na vida das pessoas. Prefeito de Paranavaí, reeleito em 2020 e com mandato até 2024, Carlos Henrique Rossato Gomes, Delegado KIQ, definiu os nomes que terão seu apoio e reiterou seu posicionamento em entrevista exclusiva ao Diário do Noroeste na última quinta-feira. Além de política, KIQ falou de importantes obras de infraestrutura e fixou prazos para as entregas à população.

Diante da desistência do ex-juiz Sergio Moro, KIQ diz que, embora tenha ressalvas, deve apoiar o presidente Jair Bolsonaro para a reeleição. Descarta qualquer possibilidade de defender um candidato de esquerda e, diante do que considera polarização, prefere o atual ocupante do Palácio do Planalto.

No plano estadual, deve seguir com o governador Ratinho Júnior. Adverte que tem amizade com César Silvestre, pré-candidato do PSDB e que era do seu partido, o Podemos.

A política local desperta ainda mais atenção. Neste quesito, a posição já era conhecida desde o ano passado. KIQ vai apoiar Tião Medeiros para deputado federal. Tião é deputado estadual e tenta vaga na Câmara Federal. Para o espaço deixado por Medeiros, o prefeito apoia Doutor Leônidas Fávero Neto, atual presidente da Câmara de Vereadores e pré-candidato a uma cadeira na Assembleia.  KIQ fala da importância do alinhamento político e de eleger postulantes que comungam do mesmo projeto de desenvolvimento da cidade.

Principais obras – Duas obras estruturantes estão em pleno andamento: a duplicação da Rua Guaporé, que interliga a área central ao Jardim Morumbi, e o prolongamento da Rua Rio Grande do Sul, que deve criar acesso até o futuro Centro Cívico, no Jardim Oásis. As duas obras passam por drenagem, canalização e aterro para posterior pavimentação. Previsão de entrega até o ano que vem.

 Fechados – Sobre o Teatro Municipal Altino Costa, fechado desde 2018, KIQ justifica que houve problemas durante as fases para a reforma. Quando estava pronto para licitar, faleceu o engenheiro responsável. O novo preferiu refazer e o projeto aguarda parecer do Paranacidade. A verba está em caixa. A preocupação é que haja demora excessiva e o valor seja corroído pela inflação.

O Ginásio Noroestão vive situação semelhante. Mas, neste caso, houve etapas de obras e a praça é utilizada para a prática de modalidades. O problema é que não há liberação para público. Uma terceira etapa de obras será executada e a meta é liberar o ginásio para grandes eventos.

KIQ concorda que o fechamento das praças gera desgaste. Mas, justifica que é melhor a prevenção do que arriscar que haja acidentes. “Primeiro critério é a segurança”, ressalta.

As antigas instalações do IBC (Instituto Brasileiro do Café) também estão de posse do município. O prefeito informou que o projeto está finalizado. Após a reforma, aquela área deve abrigar parque de máquinas e as secretárias de Agricultura e de Infraestrutura.

 A principal conquista – Mesmo destacando a importância dessas obras, KIQ entende que o marco da gestão será a revitalização do terminal urbano de passageiros. Parte das desapropriações foi concluída e outras estão no Judiciário para fixação de valor, posterior depósito e consequente posse do município. São 11 imóveis que serão incorporados à nova estrutura. Desses, pelo menos cinco proprietários já foram indenizados e disponibilizaram os lotes. O espaço deve acumular o novo terminal e também a Guarda Municipal.

Centro Cívico – Do ponto de vista das dimensões, o Centro Cívico também se destaca. KIQ informa que as obras de galerias e aterro estão em fase de finalização. O município tem confirmação de parceiros que vão se instalar, incluindo o novo Fórum e a sede do Ministério Público.

O principal serviço dessa área, do ponto de vista do uso diário por parte da população, é a nova Prefeitura. O gestor informa que já dispõe dos recursos para a obra, R$ 15 milhões. Avalia que ao iniciar as obras, outros parceiros também iniciarão. Ele não se preocupa em terminar a construção da Prefeitura na sua gestão. Prefere não correr e garantir a qualidade. Vários serviços estaduais e municipais devem fazer parte do conjunto, inclusive a Delegacia de Polícia.

 Presídio – O tema delegacia leva a outro assunto sensível: a necessidade de construção de um presídio no município. Com a experiência de delegado de Polícia e favorável à iniciativa, KIQ fala que a comunidade deve debater o tema abertamente. Hoje uma estrutura precária para 97 detentos abriga cerca de 300 pessoas. Sem contar que está numa área muito urbanizada, com lojas de varejo e outros serviços no entorno. “Presídio é tema que deve ser discutido por toda cidade que cresce e se desenvolve”, resume.

Ambiente – Na área de meio ambiente, o prefeito fala sobre os ecopontos. Ele diz que terá uma reunião na próxima semana com os moradores do Parque dos Ipês, onde há uma polêmica. Parte dos moradores rejeita a implantação na área escolhida. KIQ diz que está aberto ao diálogo técnico e critica o uso político do tema por parte de opositores.

Quanto ao futuro parque onde hoje se encontra o depósito de entulhos do “buracão” da Vila Operária, o prefeito explica que houve questionamento por parte do Ministério Público sobre a destinação de recursos. Ocorre que o dinheiro é de origem de uma multa de R$ 1 bilhão aplicada à Petrobrás e que deverá ser investida em alguns serviços ambientais e não apenas em parques. Ele espera que a pendência seja resolvida para que projeto e obra possam ser retomados.

Os ecopontos fazem parte da transformação do depósito de entulho. Eles têm caráter de passagem, ou seja, os resíduos devem ser depositados e depois levados para uma área definitiva, afastada do perímetro urbano.

O prefeito fala também sobre temas mais leves, incluindo seu protagonismo nas redes sociais e o jeito informal de exercer o cargo. A entrevista completa estará no site do Diário do Noroeste a partir deste sábado.

Compartilhe: