Prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar) estiveram em Curitiba, nesta quinta-feira (15), para assinarem o termo de adesão dos seus municípios ao “Programa de Capacitação AMP 4.0”. O encontro foi um convite do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos.
Beto Vizzotto, prefeito de Paraíso do Norte, Fabiano Travain, prefeito de Mirador, e Carlino Fraga (Mirador), vice-prefeito de Alto Paraná, representaram a região no evento que contou com a presença de outros prefeitos do Estado.
“É um convênio de R$ 48 milhões de reais entre a Itaipu e a AMP. A ideia é qualificar os servidores dos municípios para a gestão municipal, principalmente das pequenas cidades que não tem muita opção de formação para o seu quadro de funcionários”, explicou Vizzotto.
O programa ofertará 16 mil vagas em quatro cursos de pós-graduação gratuitos a servidores municipais em quatro áreas: autismo; licitação e contratos na Lei 14.133/2021; gestão de esporte e lazer; alfabetização e letramento.
O destaque do programa é a oferta de vagas de pós-graduação em autismo, que utiliza o chamado Método TEACHH (Treatment Education Autistican drelated Communication Handicapped Children), que traduzido para o português seria Programa Tratamento e Educação Para Crianças Autistas e/ou com Problemas Relacionados à Comunicação.
O curso será nos formatos EAD e presencial (com cinco encontros, que serão realizados em todas as 19 cidades-sede das 19 associações regionais de municípios do Paraná). As inscrições tiveram início nesta quinta-feira (15) e prosseguirão até o dia 29 de fevereiro. Podem se inscrever para o programa tanto os servidores concursados quanto os comissionados.