Na última quarta-feira (7), uma comitiva de prefeitos da região participou de uma reunião no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para reforçar ao Governo Federal que Paranavaí está pronta para sediar cursos de Medicina. Entre os prefeitos, estiveram presentes Gilson Gois (Itaúna do Sul), Zé do Peixe (Marilena), Júlio Leite (Terra Rica), Fabiano Travian (Mirador), Beto Vizzotto (Paraiso do Norte) e Freonízio Valente (Santa Isabel do Ivaí).
Paranavaí é uma das sete cidades-polo do Paraná que participam de um edital do MEC para ampliar a oferta de cursos de medicina em cidades do interior do país. Das sete regiões candidatas, quatro prosseguirão na disputa.
A comitiva de Paranavaí foi recebida pelo assessor de assuntos parlamentares do MEC, Léo de Brito, e pelo chefe de gabinete da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Vitor Monteiro.
O deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) também esteve presente e frisou que o curso de medicina em Paranavaí é mais que um sonho, uma necessidade de formar novos profissionais diante da grande demanda da região e de estados vizinhos.
“A nossa região é muito distante da capital e uma parte dos estados de Mato Grosso e de São Paulo utilizam a nossa microrregião como sede. Isso seria transformador para nós. Por isso, estamos aqui no MEC apresentando as nossas potencialidades”, afirmou Tião.
Participaram também do encontro a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), os deputados estaduais Arilson Chiorato (PT-PR) e Romanelli (PSD-PR). O grupo entregou a Léo de Brito um abaixo-assinado de apoio à implantação do curso de medicina em Paranavaí com a assinatura dos 28 prefeitos da região.