Na última semana uma comitiva com os prefeitos associados ao consórcio Comafen realizou uma visita técnica à Usina Térmica de eliminação de resíduos sólidos na cidade de Roncador, centro-oeste do Estado do Paraná.
Com a finalidade de estudo da viabilidade de implantação na Região Noroeste, a visitação foi de extremo proveito no âmbito ecológico, pois a usina trata resíduos sólidos em pequena escala sem poluir o meio ambiente, com uma tecnologia que os transforma em cinzas. O projeto foi viabilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e conta com o apoio técnico da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e IAT, na pesquisa e análise de emissão atmosférica de chorume e qualidade das cinzas.
“Essa tecnologia inovadora pode ser uma das alternativas de manutenção do nosso ecossistema, pois além de fornecer energia tem um impacto mínimo no meio ambiente. Viemos conhecer para futuramente estar nos projetos de colaboração entre as cidades de nosso consórcio”, destacou o prefeito de Querência do Norte Alex Fernandes.
O Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná – Comafen – foi criado em 1998. Fazem parte hoje do Consórcio 12 municípios do extremo noroeste paranaense. São eles: Loanda, Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Marilena, Nova Londrina, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Santa Cruz de Monte Castelo, Querência do Norte, Santa Mônica, Santa Isabel do Ivaí e Planaltina do Paraná.
“Sempre é importante buscarmos novas tecnologias e bons exemplos para aplicarmos em nossa região. Uma visita técnica com a presença dos prefeitos participantes do consórcio demonstra o quanto estamos empenhados e unidos em busca do desenvolvimento de nossa região”, declarou o prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo e presidente do Comafen Fran Boni.