Levantamento da Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito aponta pelo menos 120 veículos nessas condições em diferentes bairros da cidade
REINALDO SILVA
Da Redação
A partir de 1º de março, a Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito de Paranavaí fará cumprir a lei municipal n.° 5.058/2021, que dispõe sobre remoção, custódia, depósito e leilão de veículos retirados de circulação em decorrência de abandono ou infração de trânsito.
O secretário Ademir Giandotti informou que ao longo de fevereiro haverá uma ampla campanha de conscientização através dos canais de comunicação da prefeitura e da imprensa. A ideia é dirigir o alerta aos proprietários, a fim de regularizarem a situação e evitarem multas e taxas.
Pelo menos 120 veículos abandonados em vias públicas e calçadas da cidade estão na mira da fiscalização.
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Uma das preocupações é com os riscos que oferecem à saúde pública. Motos, carros, caminhões e tratores podem apresentar reentrâncias que acumulam água, o que os torna potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Também podem abrigar baratas, ratos, escorpiões e cobras.
De acordo com a legislação, entram na lista veículos que perderam a capacidade de transitar e se encontram em processo avançado de deterioração; estacionados em área pública por mais de 30 dias; ou sem placa de identificação obrigatória.
O texto de 2021 detalha características que indicam abandono:
Estar total ou parcialmente incendiado, enferrujado ou amassado, de modo a ser inevitável o reaproveitamento das principais peças;
Estar partido;
Ser considerado em péssimas condições, mediante avaliação técnica;
Estar definitivamente desmontado, incluindo partes e peças; e
Não ser possível identificar número de chassi ou motor.