A Prefeitura Municipal de Querência do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Viação e Obras e Divisão de Meio Ambiente, concluiu nesta semana a instalação da manta de geomembrana no aterro sanitário.
Os recursos são provenientes do ICMS ecológico. A instalação da geomembrana foi finalizada em uma trincheira de dois mil metros quadrados.
O secretário de Viação e Obras Renan Daineze e o diretor da Divisão de Meio Ambiente Lenon Canassa estiveram acompanhando a instalação.
A utilização de geomembrana para cobertura dos aterros sanitários evita a exalação do odor e propicia a captação de gás para uso energético.
As geomembranas, também chamadas de manta de polietileno de alta densidade – PEAD – apresentam excelente performance quando utilizada como revestimento impermeabilizante podendo ter diversas aplicações em impermeabilização, preservando o meio ambiente evitando contaminação do solo, lençóis freáticos e afluentes próximos.
A previsão é que ainda neste mês de novembro o lixo não reaproveitável já seja destinado para o novo aterro. A mudança será progressiva, assim como a recuperação do aterro controlado que existe atualmente.