(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

PARANAVAÍ

Prefeitura cumpre determinação judicial e inicia melhorias no Buracão da Vila Operária

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Homens e máquinas trabalhando para cumprir uma determinação judicial. Nesta quinta-feira (4), a Prefeitura de Paranavaí começou a executar serviços de melhoria no terreno da Vila Operária utilizado para descarte de resíduos sólidos, chamado de “Buracão”. O local receberá reforço no alambrado, portão e câmeras de monitoramento.

As medidas foram definidas em audiência presidida pela juíza substituta Maria de Lourdes Araújo, que deverá verificar a situação pessoalmente na próxima segunda-feira (8).

Ela também impôs a limpeza da área externa. Reclamação constante dos moradores, o acúmulo de lixo na calçada compromete a passagem de pedestres, prejudica o aspecto visual e provoca riscos à saúde de quem mora nas áreas próximas ao Buracão da Vila Operária.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Walther de Camargo Neto, explicou que a tomada de providências está dentro do prazo estabelecido pela justiça. Foi necessário abrir um processo licitatório específico para a aquisição dos alambrados, do portão e dos equipamentos de videomonitoramento. Os materiais chegaram ontem.

Em relação ao descarte de lixo na área externa do terreno, a Prefeitura de Paranavaí designou um operador de máquina para fazer a retirada de segunda-feira a sábado. “Quando acontece fora do expediente ou em casos esporádicos, o município soluciona no dia seguinte.”

A equipe do Diário do Noroeste esteve no local e comprovou o início dos serviços. Também conversou com moradores, que manifestaram descrença quanto à interdição do Buracão da Vila Operária – seria a forma definitiva de resolver o problema que se arrasta há aproximadamente 40 anos.

PELA CIDADE

Inutilizar o Buracão da Vila Operária como ponto de descarte de lixo traria outra preocupação para a Administração Municipal: onde depositar os resíduos sólidos, senão ali? As tentativas de estruturar espaços específicos em bairros, os ecopontos, se mostraram ineficazes pela falta de interesse de empresas privadas em fazer o gerenciamento.

Em ocasiões anteriores, o promotor de justiça Robertson Fonseca de Azevedo garantiu que um terreno na região do Jardim São Jorge já foi apontado como adequado para o descarte de lixo, o que permitiria fechar o Buracão da Vila Operária. Até agora, no entanto, não houve definição sobre o uso daquele espaço.

Enquanto isso, a população segue dificultando o trabalho das equipes de manutenção e limpeza. Lixo orgânico, roupas, sapatos e até móveis e eletrodomésticos podem ser identificados em diferentes áreas públicas de Paranavaí, tanto na área urbana quanto na rural.

Uma delas chamou a atenção da vereadora Zenaide Borges, autora da indicação 39/2024, que pede a retirada urgente de entulhos que se acumulam há meses na Rua Antônio Fachin, no Jardim Maringá. Ela aponta exatamente onde: entre as ruas Francisco Isidoro de Oliveira e Pedro Rodrigues de Carvalho, nos fundos da Escola Municipal Ilda Campano Santini.

A parlamentar argumentou que se trata de uma reivindicação da comunidade. O local estaria sendo usado para descarte de entulhos, disse Zenaide Borges.

Ela também lembrou que a destinação incorreta de resíduos e a falta de limpeza adequada pela cidade contribuem para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Paranavaí enfrenta epidemia da doença e é necessário eliminar todos os possíveis criadouros do Aedes aegypti, quais sejam objetos e recipientes que acumulam água.

Compartilhe: