REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O terreno de mais de 800 metros quadrados já está sendo preparado com terraplanagem. Ali, na esquina da Avenida Paraná com a Rua Henri Ford, na área central de Alto Paraná, será construído o Pronto Atendimento Municipal. A assinatura da ordem de serviço, na manhã desta sexta-feira (22), contará com a participação de autoridades e lideranças de toda a região. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, confirmou presença.
O vice-prefeito de Alto Paraná, Carlino Fraga, o Mirador, comemorou a conquista do primeiro Pronto Atendimento Municipal. A promessa de levar a obra a cabo se estendeu durante décadas, mas a concretização só se tornou possível graças ao esforço da atual gestão. “Agora é realidade.”
O Governo do Estado investirá R$ 3,5 milhões e a Administração Municipal completará o valor com contrapartida superior a R$ 1,3 milhão. O contrato prevê um ano para a conclusão.
Com ambiente amplo e moderno, o Pronto Atendimento Municipal dará mais conforto aos pacientes e à equipe de profissionais. Os moradores terão acesso a raio-X, ultrassom e tomografia sem precisar se deslocar a Paranavaí. A perspectiva é oferecer também, futuramente, exames de ressonância magnética.
A nova estrutura exigirá a contratação de novos servidores da área da saúde. Com a ampliação do quadro técnico, o vice-prefeito de Alto Paraná calculou a possibilidade de realizar até 5 mil atendimentos por mês.
Atualmente, parte dos pacientes se dirige às unidades básicas de saúde (UBSs) ou ao hospital particular da cidade, com o qual a Prefeitura mantém convênio a fim de garantir serviços gratuitos à população. Casos mais graves são encaminhados para a Santa Casa de Paranavaí – o deslocamento entre os dois municípios leva em média 20 minutos.
Mirador disse que a população espera ansiosa pelo Pronto Atendimento Municipal e destacou o papel do prefeito Claudemir Jóia Pereira, o Palito, nessa conquista.
O vice-prefeito também fez questão de citar o nome do ex-deputado federal Hermes Parcianello, o Frangão, que incentivou a atual gestão a buscar os recursos para a construção do prédio. Da mesma forma, agradeceu o apoio dos deputados estaduais Paulo Rogério do Carmo e Anibelli Neto, além do deputado federal e secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.