REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Canteiros, calçadas e faixas de circulação de veículos estão incluídos no projeto de revitalização das avenidas Paraná e Ipiranga, na área central de Alto Paraná. A Prefeitura investirá R$ 1,5 milhão, contemplando mais de 6.500 metros quadrados.
O prefeito Claudemir Joia Pereira (Palito) defendeu as mudanças: “Vai ser um incentivo para o comércio”.
O primeiro passo foi aprimorar a iluminação pública com a instalação de lâmpadas de led. Em seguida, a Administração Municipal começou a cortar árvores plantadas no canteiro central da Avenida Paraná, 146 no total. Ação foi autorizada pelo Instituto Água e Terra (IAT), desde que sejam cumpridas as determinações do órgão ambiental.
Uma das exigências é que a Prefeitura de Alto Paraná plante 10 mudas de árvores nativas para cada uma suprimida, ou seja, 1.460 unidades. O prazo é de 180 dias.
Conforme consta do documento emitido pelo IAT, “a reposição florestal deverá ocorrer em área de preservação permanente ou reserva legal previamente declarada, sempre buscando formar corredores ecológicos e/ou maciços florestais”.
Para além da especificação do Instituto Água e Terra, Palito determinou o plantio de 400 palmeiras nas calçadas ao longo de todo o trecho onde as árvores estão sendo cortadas. Ele explicou que a estratégia é para garantir que os moradores disponham de área verde e tenham sombra em casa.
O prefeito reconheceu que a medida não teve aceitação unânime, mas garantiu que os resultados serão positivos.
Já os canteiros centrais serão transformados em vagas de estacionamento, mais uma forma de promover o comércio local e fortalecer a economia da cidade, argumentou Palito. Além disso, contarão com plantas de pequeno porte para tornar o visual mais atrativo.
Há outro aspecto destacado pelo prefeito: o corte das árvores dará mais alcance à captura de imagens pelas câmeras de monitoramento. A licitação para a compra dos equipamentos está em andamento, mas ainda não há prazo previsto para a instalação.