Inaugurado em 1992, o Hospital Municipal Leonor Calegari Bovis, em Marilena está recebendo melhorias em toda sua infraestrutura, além da troca de mobília hospitalares. Ao todo a prefeitura está investindo aproximadamente R$ 240 mil, sendo R$100 mil de recursos próprios e o restante de verbas do Governo Federal.
As obras foram iniciadas no mês de agosto e tem previsão de serem encerrada em setembro. Durante esse período vão ser trocada toda a parte elétrica, camas e macas, instalação de televisores e refeito pintura do prédio.
Vice-prefeito e secretário de Saúde, Celio Lelis da Mata conta que as melhorias no hospital visam proporcionar um melhor atendimento para os pacientes. Ele também destaca que a reforma tem grande importância para a manutenção do local, pois o prédio é antigo e necessita de cuidados para evitar a deterioração.
De acordo com o secretário, são realizadas em média de 900 a mil consultas mês, além dos internamentos. Aos finais de semanas 60% das buscas por atendimento médico são feitas por turistas.
No hospital são prestados atendimentos de urgência e emergência, obstetrícia, pediatria, odontologia e clínica geral. Também são realizados procedimentos cirúrgicos de baixa complexidades, partos de risco habitual e cesárias.
A sala de emergência é equipada com desfibrilador, cardioversor, monitor cardíaco e respirador. “Temos tudo que é necessário para estabilizar um paciente”, afirma o secretário que também diz que o munícipio dispõe de uma ambulância com os mesmos equipamentos.
Médico Edione Gragel, clínico geral do Hospital Municipal, diz que as reformas vão melhorar os atendimentos e o dia a dia do paciente.
O prefeito, José Aparecido da Silva (Zé do Peixe) ressalta que mesmo com as dificuldades financeiras que os munícipios estão enfrentando, Marilena conseguiu investir recursos próprios para efetuar as melhorias no local, que tem por objetivo atender bem a população.