Encontro com comunidades do Cintra Pimentel e Vila Rural abordou assistência técnica, novos implementos e parcerias com agroindústrias
Cibele Chacon – da redação
A Prefeitura de Nova Londrina realizou uma reunião com pequenos produtores das comunidades do Cintra Pimentel e da Vila Rural para discutir medidas voltadas ao fortalecimento da agricultura local. Durante o encontro, foram levantadas demandas relacionadas à assistência técnica, novos implementos agrícolas e parcerias com agroindústrias para absorção da produção local.
Segundo Valdirlei de Araújo, Diretor de Agricultura, um dos principais focos da reunião com as comunidades rurais foi a mecanização agrícola no Cintra Pimentel para oferecer mais suporte aos trabalhadores do campo. A capacitação profissional também foi um tema central, com cursos oferecidos em parceria com o sindicato e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O prefeito Gustavo Bono destacou que a administração tem buscado se aproximar dos produtores rurais para ouvir suas necessidades e estabelecer parcerias que melhorem a qualidade dos produtos agrícolas do município. “Neste sentido, a prefeitura contratou pessoal técnico em gestão do agronegócio para fazer essa interlocução e aproximação com os produtores”, afirmou.
Entre os principais pontos discutidos, os produtores relataram a necessidade de assistência técnica especializada, especialmente para o desenvolvimento de projetos agrícolas alinhados às demandas da região. Também foi destacada a importância do suporte com implementos agrícolas para otimizar o pré-plantio, o plantio e a colheita.
Como primeiro passo, a prefeitura pretende organizar, em parceria com o Sindicato Rural Patronal, um encontro com os pequenos produtores do município. Segundo Bono, o objetivo é definir as pautas prioritárias do setor e abordar temas como as tendências das pequenas propriedades no Paraná, oportunidades de novos negócios, desenvolvimento sustentável e novas tecnologias para o setor agrícola. A busca por parcerias com os governos estadual e federal também será discutida.
Após esse levantamento, a gestão municipal trabalhará para conectar os produtores com a agroindústria, criando uma interlocução entre os diferentes elos da cadeia produtiva. “Temos alguns projetos que já estão sendo aplicados, havendo a possibilidade de absorver a produção dos pequenos produtores rurais junto a merenda escolar do município. Com esse processo, nossos produtores passam a ser fornecedores do município com sua produção agrícola.”, explicou o prefeito.
Outra iniciativa mencionada foi a criação da feira do produtor rural aos sábados, que facilita a comercialização e o escoamento da produção agrícola. A intenção da administração é expandir essa estratégia para novos produtos, incentivando também o turismo rural como forma de geração de renda. “Nosso desejo é ampliar essas oportunidades para melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu Bono.