Meios-fios estão sendo instalados em toda a extensão da via, desde o trevo de acesso à cidade até o Jardim São Jorge. Vias paralelas receberão novos quebra-molas
REINALDO SILVA
Da Redação
A resposta veio rápido. No dia 31 de janeiro, o prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, anunciou mudanças na Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, visando à redução de acidentes de trânsito. Na tarde desta terça-feira (11), portanto 11 dias depois, a administração municipal começou a fechar com meios-fios os canteiros que ligam a pista principal e as vias paralelas.
A construção das barreiras de concreto é uma das medidas paliativas tomadas pela Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito até que seja possível aplicar o projeto de revitalização definitiva da avenida – a prefeitura tenta viabilizar recursos financeiros para isso.
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Foto: Ivan Fuquini
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Os meios-fios serão instalados em toda a extensão da Heitor Furtado, começando pelo trecho próximo ao trevo de acesso à cidade até o Jardim São Jorge. A execução das obras se dará em etapas, sempre contemplando os dois lados da pista. Apenas os cruzamentos com semáforos e as agulhas diagonais permanecerão abertos.
O secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Ademir Giandotti, informou que não há data limite para a conclusão dos serviços; o prazo se estenderá por tanto tempo quanto seja necessário.
O procedimento é simples. O concreto utilizado já havia sido licitado e estava disponível. A execução está sob responsabilidade dos servidores da Secretaria de Infraestrutura.
Os trechos em obras terão sinalização cônica, mas, mesmo assim, Giandotti reforçou: “É imprescindível ficar atento às mudanças”. A preocupação é evitar que os condutores de veículos, acostumados a fazer conversões nesses pontos, se acidentem.
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Foto: Ivan Fuquini
PARALELAS – Mas e quanto às vias paralelas? Fechar os canteiros não garante que o tráfego siga de forma segura, dentro dos limites de velocidade – a sinalização vertical ao longo das marginais indica a marca máxima de 40 quilômetros por hora. O termo “pista de corrida” surge sempre que o assunto entra em discussão.
A Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito também pretende resolver esse problema instalando lombadas do tipo quebra-molas, uma a cada duas quadras. Se for necessário, disse Giandotti, o número será ampliado.