Em nova etapa de trabalho a fim de reduzir riscos de acidentes, a administração municipal está construindo quebra-molas nas pistas laterais em toda a extensão da via
REINALDO SILVA
Da Redação
Do trevo de acesso a Paranavaí pela BR-376 até a Praça dos Expedicionários, no Jardim São Jorge, praticamente todos os canteiros da Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado foram fechados com meios-fios, à exceção dos cruzamentos com semáforos. Até a tarde dessa segunda-feira (7), 98% do trabalho já estava concluído.

Foto: Ivan Fuquini
A medida tomada pela Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito foi uma resposta à comunidade diante do grande número de acidentes de trânsito decorrentes de conversões irregulares ao longo de toda a extensão da avenida: muitos condutores cruzavam de um lado a outro mesmo com a demarcação de faixa contínua, que sinaliza a proibição dessa manobra.
Além das agulhas, que permitem sair da pista principal e acessar a via marginal correspondente, ou vice-versa, apenas um trecho não recebeu o novo meio-fio, próximo à Praça Portugal, onde o Diário do Noroeste flagrou um motorista fazendo a conversão irregular à esquerda, conforme mostra imagem abaixo.

Foto: Ivan Fuquini
Responsável pela pasta, Ademir Giandotti informou que antes alguns pontos da avenida registravam até três colisões por semana. “Agora, em todos os locais que fechamos, acabaram os acidentes.”
Obviamente, o secretário não se referiu às ocorrências provocadas por excesso de velocidade, principalmente nas vias paralelas da Avenida Heitor Furtado. Apesar de a sinalização vertical indicar que o limite máximo é de 40 quilômetros por hora, há quem supere – e muito – essa marca.

Foto: Arquivo DN/Ivan Fuquini
Levando em conta a necessidade de coibir o comportamento inadequado dos condutores de veículos também nesse aspecto, a Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito está instalando lombadas do tipo quebra-molas nas pistas marginais, a cada dois ou três quarteirões. O objetivo, disse Giandotti, é forçar a redução da velocidade e, assim, evitar novos acidentes.
Da mesma forma que o fechamento dos canteiros, a construção dos quebra-molas cobrirá os quase seis quilômetros desde o trevo de acesso à cidade até o Jardim São Jorge. Na tarde dessa segunda-feira, o trabalho havia alcançado o encontro da Heitor Furtado com a Paraná, próximo à Praça Portugal.

Foto: Ivan Fuquini
Tanto os meios-fios quanto os redutores de velocidade são ações provisórias. O objetivo da administração municipal, conforme anunciado em diferentes ocasiões pelo prefeito Mauricio Gehlen, é promover a readequação completa da Heitor Furtado. Os detalhes da obra ainda não foram definidos, já que é necessário levantar fundos financeiros para a concretização do projeto. A prefeitura informou que está em busca dos recursos.