REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Desde a Avenida Tancredo Neves até a Rua Souza Naves, a Rua Bahia é dividida em duas pistas e o fluxo segue no sentido bairro-centro. A partir desse ponto, no trecho até a Praça Brasil, o desenho da via muda e os motoristas precisam organizar o fluxo de veículos em apenas uma pista. São poucos metros de faixa única, mas o suficiente para gerar filas de carros e motos nos horários de maior movimento.
Na busca por melhores condições de tráfego e maior segurança no trânsito, a Prefeitura de Paranavaí fará o alargamento da Rua Bahia. A confirmação é do secretário de Infraestrutura, Mateus Marrique, que explicou: parte das obras será executada por uma empresa privada e o restante pela própria Administração Municipal.
A ampliação da via acontecerá de forma simultânea à revitalização da Rua Souza Naves. O edital de licitação para a escolha da empresa executora está em fase de elaboração e deverá ser publicado dentro de 30 dias, contemplando as duas frentes de trabalho.
A Souza Naves receberá recapeamento asfáltico, da Avenida Tancredo Neves até a Avenida Paraná. “É uma das principais entradas de Paranavaí”, justifica Marrique. O investimento chegará a R$ 800 mil e a expectativa é que as obras comecem em três meses, a depender do andamento dos trâmites burocráticos.
No caso da Rua Bahia, o alargamento da pista custará R$ 50 mil. A empresa vencedora da licitação fará o revestimento asfáltico e caberá às equipes da Prefeitura fazer a base e o meio-fio e compor as sinalizações horizontal e vertical.
A mudança atende a Indicação 19/2023, assinada pelos vereadores Luís Paulo Hurtado (presidente da Câmara), Leônidas Fávero Neto e Zenaide Borges. O texto encaminhado ao Executivo justifica: “A Rua Bahia, localizada na área central, é uma importante via em nosso município, com grande fluxo de veículos”.
Os parlamentares lembram que perto daquele trecho há duas escolas, uma pública e uma particular. Nos horários de entrada e saída de alunos, o movimento aumenta, causando lentidão no trânsito.
“Assim, solicita-se a possibilidade de adoção de providências no sentido de efetuar o alargamento da via/recuo das calçadas, proporcionando mais segurança aos motoristas e pedestres, tal como a efetividade do fluxo de veículos”, termina a Indicação 19/2023.
O secretário de Infraestrutura comemora: “Esse gargalo deixará de existir”.
Mudanças – Marrique afirma que uma das preocupações com o recuo da calçada na frente da Câmara de Vereadores seria a aglomeração de pessoas em dias de votações de projetos polêmicos ou em eventos de grande público. A solução foi apresentada pela Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito: nessas ocasiões será possível interditar a rua e garantir que seja utilizada apenas por pedestres.
Outro ponto de mudança é a retirada das vagas de estacionamento em diagonal, na frente da 14ª Regional de Saúde. Após o alargamento da Rua Bahia, serão delimitados espaços paralelos ao meio-fio, a princípio somente em um lado da via.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, a adequação da pista também facilitará eventuais mudanças no sentido do tráfego.