Não é novidade para ninguém: as manobras perigosas são recorrentes na avenida Paraná, em Paranavaí, principalmente nos finais de semana e feriados. Práticas comuns, fazer malabarismo e empinar a motocicleta configuram infrações gravíssimas, pois colocam vidas em risco.
Apesar das ações contínuas da Polícia Militar e da Guarda Municipal, há grande dificuldade para identificar os condutores e aplicar as medidas punitivas devidas. Até agora.
Um projeto-piloto pretende mudar essa realidade. Na última terça-feira (20), a prefeitura instalou um totem de trânsito na avenida Paraná, equipado com quatro câmeras fixas com alcance de 360 graus, câmera giratória e leitor automático de placas de veículos.

Foto: Ivan Fuquini
O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ademir Giandotti, informou que por enquanto não há qualquer custo para os cofres públicos. O totem de trânsito é da mesma empresa responsável pela instalação e pela manutenção dos 10 totens de segurança que começaram a operar em dezembro de 2025.
A fase de teste deverá se estender por três meses. Se os resultados forem positivos, a intenção é manter o equipamento definitivamente e contemplar outros pontos da cidade.
A decisão será baseada em dois aspectos: o preventivo, ou seja, redução no número de manobras perigosas, e o punitivo, que dependerá da resolutividade na aplicação de multas.
Confirmando a efetividade e, portanto, a permanência, a secretaria interligará o totem ao sistema de segurança do município, permitindo o monitoramento por vídeo em tempo real e a identificação de placas de veículos com alerta de furto ou roubo.
Somente então a administração municipal e a empresa discutirão valores, mas Giandotti garantiu que o custo será bem menor do que o dos totens de segurança – somando as 10 unidades e a manutenção da central de monitoramento, são R$ 188 mil por mês.

Foto: Ivan Fuquini
CTB
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), configuram infrações gravíssimas utilizar o veículo para exibição e manobra perigosa e conduzir motocicleta fazendo malabarismo ou empinando.
Nesses casos, os condutores são penalizados com multa de R$ 293,47 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).




