(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini/Arquivo DN

DESCARTE DE RESÍDUOS

Prefeitura de Paranavaí formaliza transferência da gestão do aterro sanitário ao Cica

Agora, cabe ao Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental gerenciar o local, que atende Paranavaí e outros nove municípios da região

MONIQUE MANGANARO 

Da Redação 

Uma reunião na manhã desta quinta-feira (4) formalizou a transferência da gestão do aterro sanitário de Paranavaí para o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica), que passa a administrar o local. Até então, o aterro era gerenciado pela Prefeitura de Paranavaí. 

A formalização conclui um processo que se estende há pelo menos dois anos, quando o Poder Executivo iniciou as tratativas para a transferência da administração. A reunião ocorreu no gabinete do prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, e teve a presença do presidente do Cica e prefeito de Santo Antônio do Caiuá, Gabriel Fachiano, do secretário executivo do Cica, Osval Cesar Kulevicz, e do secretário de Meio Ambiente, Alessandro Cordeiro.

A reunião ocorreu no gabinete do prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen
Foto: Ivan Fuquini

O convênio assinado com o consórcio ambiental prevê uma contrapartida para Paranavaí pela doação do terreno. No acordo firmado, o Cica se compromete a receber aproximadamente 15 toneladas mensais de resíduos de Paranavaí sem custos. Esse benefício se estende pelo prazo de 15 anos.

O aterro sanitário de Paranavaí, além de comportar os resíduos produzidos pelo município, também atende outras nove cidades que integram o Cica: Amaporã, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Nova Aliança do Ivaí, Mirador, Presidente Castelo Branco, Inajá, Tamboara e Alto Paraná. São cerca de 100 toneladas de resíduos recebidas diariamente.

O auxílio prestado a esses municípios é visto de forma positiva pelo prefeito Maurício Gehlen, que destaca a necessidade de se pensar em um desenvolvimento regional e sustentável. “Como cidade polo, a gente tem que ter esse olhar de não se desenvolver isoladamente. Porque nós não podemos crescer isoladamente e esquecer dos nossos vizinhos que precisam muito do município maior para poder amenizar [a questão dos resíduos]. Um município grande não pode pensar em crescer isoladamente. Tem que estar sempre a abraçando os menores”, disse. 

O pelo prefeito Maurício Gehlen falou da importância de Paranavaí prestar assistência a municípios menores, visando o desenvolvimento regional
Foto: Ivan Fuquini

De acordo com o secretário de Meio Ambiente do município, Alessandro Cordeiro, o valor cobrado para o gerenciamento do aterro será rateado entre os municípios que utilizam o local. “Paranavaí [está] auxiliando os municípios pequenos, porque é inviável para Tamboara, para Nova Aliança do Ivaí, operar um aterro nos moldes ambientais corretos. Então Paranavaí entrou como um apoio, está fazendo o papel de abraçar os municípios menores para conseguir viabilizar a questão ambiental”, acrescentou. 

Compartilhe: